Copa do Mundo de 2034 na Arábia Saudita chama atenção

Candidatura única dos sauditas repercute quanto ao processo de escolha de sedes pela Fifa, que teve o Catar em 2022 e deve envolver 6 países em 2030

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Depois da polêmica Copa do Mundo de futebol masculino no Catar em 2022, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, cravou que a sede da Copa de 2034 será a Arábia Saudita. A candidatura única do país facilita a decisão que só deve ser oficial após o congresso da entidade máxima do futebol em maio do próximo ano.

Na ocasião também será definida a sede da Copa de 2030, que tem a candidatura única de sede com Marrocos, Portugal e Espanha, além de Uruguai, Argentina e Paraguai recebendo cada país um jogo de abertura.

Infantino que assumiu a Fifa em 2016 para moralizar a entidade depois dos escândalos de corrupção que envolveram o presidente anterior, Joseph Blatter, tem andado por caminhos perigosos.

Leia também: Por dinheiro e trama política, Fifa altera formato da Copa em 2030

A sede do Catar já estava definida quando Infantino se tornou presidente. Porém acusações de que dirigentes da entidade receberam propina para que garantissem o país árabe como sede permearam todo o processo, da candidatura até o evento. As polêmicas seguiram com a realização da Copa, com o mandatário da Fifa dando declarações duvidosas sobre questões políticas e de direitos humanos.

Sob sua gestão ficou definido em votação que a Copa de 2026 será no Canadá, Estados Unidos e México, edição em que estarão envolvidas 48 seleções pela primeira vez, ao invés do atual formato com 32 países.

Depois disso Infantino acabou de vez com as disputas para abrigar o campeonato ao negociar diretamente com representantes das federações. Fato que culminou nos postulantes únicos atuais.

Assim ele costurou para 2030 a retirada da proposta de abrigar o torneio na América do Sul. O jeito foi oferecer apenas três jogos de abertura para Uruguai, Argentina e Paraguai – um prêmio de consolação – e o restante indo para Marrocos, Portugal e Espanha – lembrando que o presidente da Fifa também articulou a entrada no Marrocos nesse grupo para envolver a África e consolidar seu interesse ao agregar apoio dos dirigentes de federações africanas.

Foto: Saudi Arabian Football Federation

Por fim, como a entidade sempre está muito próxima ao dinheiro, não foi surpresa quando a Austrália retirou a sua candidatura para 2034 e deixou o caminho livre para a Arábia Saudita. Estava pré-definido, que a Copa deveria ser na Oceania ou na Ásia, devido as edições anteriores terem contemplado os outros continentes.

Em seu Instagram Infantino celebrou as próximas sedes, ocasião em que colocou a Arábia Saudita como anfitriã e gerou críticas da mídia especializada pela hipocrisia de ressaltar o futebol como global, quando na verdade está cada vez mais elitista e próximo dos interesses de pessoas poderosas: “Três edições, cinco continentes e dez países envolvidos na realização de partidas do torneio – isso torna o futebol verdadeiramente global!”, disse o presidente da Fifa.