Lula sanciona lei que reconhece forró como manifestação da cultura nacional

Ritmo autêntico que marca a história e a cultura do país tem sua importância oficialmente reconhecida pelo Estado brasileiro após sanção de projeto aprovado no Congresso

Lula sanciona lei ao lado da ministra da Cultura, Margareth Menezes; da senadora Teresa Leitão (PT-PE), do deputado federal Zé Neto (PT-BA) e do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Foto: Ricardo Stuckert

Um dos ritmos mais queridos e populares do Brasil agora é oficialmente reconhecido como manifestação da cultura nacional. Após ser aprovado pelo Congresso, o projeto de lei do deputado Zé Neto (PT-BA) foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira (7). 

Conforme destaca a justificativa do texto, “o forró é um dos mais autênticos gêneros musicais brasileiros. Nascido a partir da mistura de ritmos tradicionais da Região Nordeste como baião, xaxado, coco, arrasta-pé e xote, existe e resiste há cerca de sete décadas, sobrevivendo aos modismos e levando a alegria da cultura nordestina a todo o País”. 

O forró surgiu na década de 1930, popularizando-se por volta dos anos 1950 em todo o Brasil por meio do poeta, cantor e compositor Luiz Gonzaga, que convencionou o formato do trio sanfona, zabumba e triângulo. 

De acordo com a matéria, “nenhum gênero musical celebrou mais o sertão do que o forró. Foi, em grande medida, a partir das canções de Luiz Gonzaga, que o Nordeste se desenhou no imaginário coletivo brasileiro”. 

Leia também: Governo destina R$15 bilhões à cultura; PNAB é marco histórico

Além disso, destaca,  “o enorme sucesso alcançado por esse ritmo difundiu, por todo o Brasil, a riqueza da cultura sertaneja. Da mesma forma, deu voz e visibilidade ao povo nordestino, que teve suas agruras, alegrias e sua coragem eternizadas em ritmo, beleza e poesia”. 

Para o deputado Zé Neto, autor da proposta, o reconhecimento do ritmo é  “um passo gigantesco para o nosso forró nordestino, que passará a ter muito mais grandeza, respeito e possibilidade de fazer parte das políticas públicas em nosso país”. 

Em dezembro de 2021, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) decidiu, por unanimidade, declarar o forró como patrimônio imaterial brasileiro, encerrando assim processo que foi aberto em 2011.

A sanção da nova lei contou com os ministros da Cultura, Margareth Menezes, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o deputado federal Zé Neto (PT-BA) e a senadora Teresa Leitão (PT-PE), que foi relatora do projeto no Senado.