Democracia tem apoio de 74% dos brasileiros, segundo pesquisa

Datafolha aponta índice um pouco menor do que em outubro de 2022 (79%). Percentual de pessoas indiferentes à forma de governo foi de 11% para 15%

Posse do presidente Lula em 1º de janeiro de 2023. Foto: Ricardo Stuckert

Embora tenha recuado cinco pontos percentuais, segue alto o apoio da população brasileira à democracia. Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (21), o percentual é de 74%. 

Em outubro de 2022, era de 79% — no entanto, naquele momento, a luta contra a reeleição de Jair Bolsonaro e seu projeto golpista, bem como seus insistentes ataques às urnas eletrônicas, foram elementos que acabaram colocando o assunto em evidência no debate público nacional, o que talvez explique o índice maior naquele momento. 

Apesar dos ataques golpistas de 8 de janeiro, do julgamento e condenação de parte de seus perpetradores e de ter ficado ainda mais escancarado o caráter antidemocrático da extrema-direita, o número de pessoas para as quais tanto faz estar ou não numa democracia foi de 11% para 15%. Já os que aceitariam um regime ditatorial sob certas circunstâncias cresceu de 5% para 7%. 

Leia também: 40 Anos das Diretas Já: A resistência que moldou a democracia

O apoio à democracia nunca ficou abaixo de 70% desde 2020 nas pesquisas feitas pelo instituto e o percentual mais alto foi o de 79% de outubro passado, segundo informado pelo jornal Folha de S.Paulo, que faz a divulgação dos dados do instituto. 

No recorte por escolaridade, a pesquisa aponta que 89% das pessoas com curso superior apoiam a democracia, enquanto o índice fica em 61% entre os que têm até o ensino fundamental. Além disso, os homens apoiam mais a democracia, com 78%, do que as mulheres, que ficam com 69%. 

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas em 135 cidades no dia 5 de dezembro e a margem de erro é de dois pontos. 

Com agências

(PL)

Autor