Mais Médicos cresce 105% e atende a 86 milhões de pessoas

Programa retomado por Lula bateu recordes em 2023. São mais de 28 mil profissionais e atendimento a todos os distritos indígenas

Foto: Karina Zambrana/MS

O Ministério da Saúde divulgou um balanço sobre o programa Mais Médicos em 2023 e os resultados são excelentes. Com o terceiro governo Lula o programa teve aumento de 105% no número de profissionais em atuação, o que permitiu atender 86 milhões de pessoas.

Entre os principais resultados do Mais Médicos no ano passado constam:

  • aumento de 105% dos profissionais;
  • atendimento de 86 milhões de brasileiros;
  • 28,2 mil vagas preenchidas;
  • 82% do território nacional abrangido;
  • inclusão de mais 744 novos municípios com atendimento;
  • todos os 34 distritos sanitários indígenas atendidos.

Conforme colocou o MS, a inclusão de todos os distritos sanitários indígenas foi um importante avanço. Como exemplo, no território Yanomami (alvo de grave desassistência sob o governo Bolsonaro) o número de profissionais do Mais Médicos passou de nove para 28. Ao todo 977 novos profissionais passaram a atuar na saúde indígena, segundo o órgão.

Leia também: Governo avança na proporção de médicos para o interior e áreas rurais

No balanço feito é colocado que a retomada do programa em 2023 permitiu oferecer qualificação e aperfeiçoamento aos profissionais, com mais incentivos e benefícios, o que possibilitou chegar a tais números animadores para a saúde da população.

Esses incentivos visaram combater o alto índice de desistência do programa, que chegou a 41% em edições passadas sob alegação que não havia perspectiva profissional.

Leia também: Programa Mais Médicos tem recorde de profissionais atuando em todo o país

Outro ponto ressaltado é a grandiosidade do número de equipes. São 50 mil equipes de saúde da família e mais de 10 mil médicos de família e comunidade, sendo que nos próximos anos cada equipe deverá contar com um especialista.

*Informações Ministério da Saúde