Programa Mais Médicos tem recorde de profissionais atuando em todo o país

Do total de 18,5 mil profissionais, 13 mil correspondem a vagas criadas em 2023. Mais de 4 mil municípios são atendidos pelo programa

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Seis meses após o anúncio da retomada do programa, o Mais Médicos chega ao final de 2023 batendo o recorde histórico de profissionais ao atingir a marca de 18,5 mil médicos em atuação na atenção primária em todo o país.

Até então, o maior número de profissionais em atividade foi em 2015, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, com 18,2 mil médicos. Do total de médicos em atuação, cerca de 13 mil correspondem a novas vagas abertas em 2023 pela gestão do ministério da Saúde, de Nísia Trindade.

A retomada do Mais Médicos é importante resposta de Lula a um dos mais criminosos retrocessos promovidos por Bolsonaro em sua gestão. O ex-presidente extinguiu o programa e colocou em seu lugar o chamado Médicos pelo Brasil, que ao longo do seu governo deixou de preencher cinco mil vagas.

No edital mais recente, 3.436 médicos iniciaram o curso em 6 de novembro. Essa é a maior turma já reunida pela iniciativa, segundo a Saúde.

O grupo é composto por médicos intercambistas, brasileiros ou estrangeiros formados no exterior. As aulas, com duração total de 160 horas, ocorreram simultaneamente em São Paulo (SP), Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG), em uma parceria dos ministérios da Saúde e Educação com universidades.

No curso, foram abordadas questões relacionadas à atenção primária, ética médica e doenças comuns, como diabetes, câncer, tuberculose, pré-natal, além do funcionamento do SUS (Sistema Único de Saúde).

Para ingressar no programa os inscritos participam de imersão presencial e obrigatória, o MAAv (Módulo de Acolhimento e Avaliação de Médicos), e ao final de 30 dias estão sujeitos a prova para aprovação definitiva.

Após o desmonte da política nos últimos anos, o crescimento do Mais Médicos reflete a importância do programa para garantir o acesso à saúde dos brasileiros, principalmente nas regiões de maior vulnerabilidade. São mais de 4.000 municípios atendidos, com maior concentração de médicos nas periferias, interior do país e regiões pobres.

A expectativa é que até o fim de 2023 o programe alcance 28 mil profissionais atuando por todo o país.

Desde março, o Ministério da Saúde abriu vagas em duas modalidades. O modelo de coparticipação, inédito no programa, teve a adesão de mais de 2595 municípios brasileiros. Nesse formato, os gestores locais entram com uma contrapartida em parceria com o Governo Federal.

A retomada do programa também trouxe mais oportunidades de formação e especialização para os profissionais, com prioridade para médicos brasileiros formados no Brasil. Com a atuação em 4 anos pelo programa em área de vulnerabilidade, o profissional formado pelo FIES receberá um benefício para o pagamento do financiamento. O Mais Médicos também dará oportunidade de especialização e mestrado durante o tempo de atuação no programa, além de outros benefícios para os que atuarem nas regiões de difícil fixação de profissionais.

Saiba mais: Governo avança na proporção de médicos para o interior e áreas rurais

Saiba mais: Problemas de saneamento atingem 46% das residências brasileiras

Autor