Inscrições para o “Enem dos Concursos” já estão abertas

Concurso oferece 6.640 vagas para diversos cargos e níveis salariais. Saiba como se inscrever, como pedir isenção, e mais detalhes sobre as provas.

Foto: Reprodução

As inscrições para o aguardado Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como o “Enem dos Concursos”, abriram nesta sexta-feira (19), e se estenderão até 9 de fevereiro. Esse megaconcurso visa preencher 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos públicos federais. A expectativa é de que mais de 3 milhões de candidatos participem das provas, que estão marcadas para o dia 5 de maio.

A novidade neste formato unificado é que, pagando uma única taxa de inscrição, os candidatos poderão concorrer a diversas vagas disponíveis, desde que dentro de uma mesma área de atuação. Devido à explosão de acessos, o portal para inscrições este instável no período da manhã, mas apresentou normalidade no período da tarde.

O CPNU surge como uma oportunidade inovadora para simplificar o processo de seleção para cargos públicos em diversas áreas e promover a diversidade na escolha de candidatos para os órgãos públicos federais. Com uma estrutura abrangente e a previsão de uma participação expressiva, o “Enem dos Concursos” marca uma nova era nos concursos públicos no Brasil.

Com uma proposta inovadora e abrangente, o CPNU busca fortalecer o serviço público brasileiro e promover a participação de candidatos de diversas regiões do país. O desafio agora está nas mãos dos futuros concursantes, que terão a oportunidade de contribuir para um serviço público mais diversificado e eficiente.

Prova e participação massiva

O “Enem dos Concursos” está programado para realizar suas provas em 5 de maio. As provas ocorrerão simultaneamente em 220 cidades de todo o Brasil, abrangendo 94,6% da população a até 100 km de um local de prova. Com 5.141 locais de aplicação previstos, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, destaca a facilidade de acesso para os participantes.

“São mais de 20 órgãos trabalhando juntos, com acompanhamento muito próximo da CGU e do TCU, para garantir que o processo tenha a maior lisura possível”, afirmou a ministra durante entrevista no programa “Bom dia, Ministra”. Uma rede de segurança, envolvendo a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e outras agências de segurança, estará atuando para assegurar a integridade do concurso.

Blocos Temáticos e diversidade na seleção

As vagas oferecidas pelo CPNU estão divididas em oito blocos temáticos, com oportunidades para candidatos de nível médio e superior. Uma característica inovadora é que uma única inscrição permite concorrer a vagas em mais de um órgão, desde que dentro do mesmo bloco temático.

Esther Dweck explicou a motivação por trás dessa abordagem: “A gente percebeu que os Ministérios tinham muita dificuldade de fazer um concurso. Justamente por estarem há vários anos sem concurso, os ministérios tinham perdido a capacidade. E a gente começou a perceber que os concursos que abriram eram só em Brasília. Se eu fizer um concurso só em Brasília, vou selecionar pessoas muito qualificadas, mas eu não estou garantindo a diversidade do Brasil para entrar no serviço público brasileiro.”

Taxas de inscrição e isenções

Para participar do CPNU, os candidatos devem pagar uma taxa de inscrição de R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90 para vagas de nível superior. No entanto, aqueles que se enquadram nos critérios de isenção, como integrantes do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), estudantes beneficiados pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e doadores de medula óssea, têm até 26 de janeiro para solicitar a isenção.

Como se inscrever

Interessados em participar do CPNU devem acessar o site oficial do concurso (https://cpnu.cesgranrio.org.br/), autenticar o acesso por meio da conta GOV.BR e seguir as instruções para realizar a inscrição.

No portal CPNU.CESGRANRIO, os candidatos podem acessar um tutorial em PDF com detalhes sobre o processo de inscrição. O prazo para se inscrever vai até 9 de fevereiro, e as provas estão marcadas para 5 de maio de 2024.

Para se inscrever, os candidatos devem acessar sua conta na plataforma Gov.br, independentemente do nível de conta (ouro, prata ou bronze). Durante o processo, os concorrentes escolherão um dos oito blocos temáticos que melhor se alinhe aos seus interesses profissionais.

Resultados e convocações

O exame será dividido em dois turnos no mesmo dia, contemplando questões objetivas e dissertativas.

A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações está programada para 3 de junho. Já os resultados finais serão anunciados em 30 de julho. A partir de 5 de agosto, terá início a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação.

As provas serão aplicadas como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em dois turnos:

Matutino (2h30 de prova):

  • nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco.
  • nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.

Vespertino (3h30 de prova):

  • nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões).
  • nível médio: provas objetivas (40 questões).

As avaliações são de caráter classificatório e eliminatório e contemplam a 1ª fase da primeira etapa do concurso unificado, que terá validade de 12 meses.

As demais fases são:

  • perícia médica (avaliação biopsicossocial) para a reserva de vagas das pessoas com deficiência;
  • procedimento de verificação da condição declarada para as pessoas negras;
  • procedimento de verificação documental complementar para indígenas.

Além disso, para alguns cargos, haverá uma segunda etapa, de avaliação de títulos

Cronograma

  • Inscrições: 19/01 a 09/02/2024
  • Divulgação dos dados finais de inscrições: 29/02/2024
  • Divulgação dos cartões de confirmação: 29/04/2024
  • Aplicação das provas: 05/05/2024
  • Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 03/06/2024
  • Divulgação final dos resultados: 30/07/2024
  • Início da convocação para posse e cursos de formação: 05/08/2024

Se o candidato ainda tiver dúvida, o Ministério da Gestão possui um canal oficial de atendimento para dúvidas e denúncias sobre o concurso: [email protected]. O endereço do site oficial é gov.br/gestao/concursonacional.

Autor