Prouni 2024 amplia prazo e inscrições vão até sexta-feira, 2

Atraso na divulgação do Sisu leva ao adiamento das inscrições; até o momento, mais de 1,1 milhão já se candidataram.

Foto: Thiago Athaíde/Ascom Seduc

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo de inscrição para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2024. A medida foi tomada em virtude do atraso de 24 horas na divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. As inscrições, que inicialmente terminariam no dia 1º de fevereiro, foram estendidas até às 23h59 desta sexta-feira, 2 de fevereiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O atraso no Sisu, de acordo com o MEC, foi devido a “problemas técnicos”, o que resultou na divulgação do resultado apenas no dia 31 de janeiro, quando deveria ter ocorrido originalmente no dia 30.

Até o momento da prorrogação, nesta quarta-feira (31), o programa havia alcançado a marca de 1.128.568 inscrições. É importante ressaltar que cada candidato pode optar por até dois cursos. Nesta edição do Prouni, estão sendo oferecidas um total de 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos de 1.028 instituições participantes.

Leia também: Prouni 2024 abre inscrições para 406 mil vagas

Para efetuar a inscrição de forma gratuita, os participantes devem possuir cadastro no login único do governo federal e criar uma conta no gov.br. Os resultados das seleções do Prouni estarão disponíveis em duas chamadas, sendo a primeira em 6 de fevereiro e a segunda em 27 de fevereiro.

As inscrições no Prouni 2024 são realizadas exclusivamente pela internet, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os pré-requisitos para participação no programa incluem a realização de pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com uma pontuação mínima de 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, os estudantes não podem ter tirado zero na prova de redação do Enem, nem ter participado do exame na condição de treineiro.

Com a prorrogação do prazo, o MEC busca garantir que todos os interessados tenham a oportunidade de se inscrever no Prouni 2024 e concorrer a uma das bolsas de estudo disponíveis. Os resultados finais das seleções serão determinantes para milhares de estudantes em busca do acesso ao ensino superior no Brasil.

__
com informações do MEC

Autor