Mocidade é bicampeã em SP com enredo sobre Mário de Andrade

Embora tenha empatado com a Dragões Real na pontuação final, a Mocidade ficou com o título nos critérios de desempate

Deu Mocidade Alegre de novo no Carnaval de São Paulo. Com o enredo Brasiléia DesvairadaA Busca de Mário de Andrade por um País, a escola de samba do Bairro do Limão, na zona norte paulistana, se sagrou bicampeã do Grupo Especial nesta terça-feira (13).

“Nós temos que dar uma alma ao Brasil, e para isso todo sacrifício é grandioso, é sublime”, escreveu Mário de Andrade (1893-1945), principal expoente do modernismo brasileiro, ao poeta Carlos Drummond de Andrade. Suas viagens a Minas Gerais, ao Norte e ao Nordeste, nas décadas de 1920 e 1930, ajudaram a fortalecer o caráter nacionalista e diversificado do modernismo.

Um dos mais ilustres intelectuais paulistanos, Mário já havia sido homenageado num grande desfile carnavalesco. Foi no Rio de Janeiro, em 1975, quando a Portela apresentou o samba-enredo Macunaíma, Herói de Nossa Gente, inspirado na obra-prima do escritor. Agora, Mário é a inspiração para o Carnaval de sua terra natal.

Embora tenha empatado com a Dragões Real na pontuação final, a Mocidade ficou com o título nos critérios de desempate. É o 12º campeonato da escola, que se isola como a segunda maior vencedora do Carnaval paulistano, atrás apenas da Vai-Vai, recordista com 15 títulos.

O desfile da Mocidade trouxe diversos elementos da cultura brasileira, com alusões às diversas regiões. “Construir mais uma vez um novo Brasil, rever a identidade brasileira e, ainda assim, festejar quem somos é o desejo e a missão da Mocidade Alegre para 2024”, registrou a escola, em seu site.

Sósia de Mário de Andrade, o ator Pascoal da Conceição o representou na comissão de frente. A primeira viagem de Mário a Minas, ao lado de artistas brasileiros e do franco-suíço Blaise Cendrars, completou cem anos em 2024.

Nesta quarta-feira (14), acontece a apuração do Carnaval do Rio de Janeiro.

Autor