Nicarágua prepara homenagem a Sandino, herói nacional morto há 90 anos

O país prepara 15 mil atividades para homenagear Augusto César Sandino, referência nacional e latino-americana da defesa da soberania

Foto: Reprodução

A Nicarágua prepara uma série de eventos para homenagear Augusto César Sandino. As comemorações terão início nesta quarta (21), data em que se completam 90 anos do assassinato do “general dos homens livres e herói nacional da Nicarágua”.

Em 21 de fevereiro de 1934, Sandino foi assassinado no Campo Marte, na cidade de Manágua, capital da República da Nicarágua.

O revolucionário foi baleado junto com dois membros de seu Estado-Maior, ele como Chefe Supremo do Exército em Defesa da Soberania Nacional da Nicarágua e os generais Francisco Estrada e Juan Pablo Umanzor.

A vice-presidente da Nicarágua, Rosario Murillo, afirmou que Sandino foi emboscado, traído e assassinado, porém, seu feito, grandeza e honrosa convicção de “Liberte a Pátria ou Morra!”.

“Sandino foi emboscado, traído e assassinado, mas os seus feitos, a sua grandeza e a sua honrosa convicção de uma pátria livre ou de morte permaneceram gravados na alma do povo. Nós; que lutam para vencer, e no grande espírito do povo nicaraguense que continuou a travar todas as batalhas necessárias com a Frente Sandinista de Libertação Nacional”,

Murillo informa que em todo o país entre os dias 21 e 26 de fevereiro serão homenageados Sandino e os Heróis de Monimbó. As atividades incluem todos os tipos de eventos como: eventos, caminhadas e encontros para homenagear o país, Sandino e os heróis.

“Vamos amanhecer no dia 21 com oferendas nos monumentos aos generais e ao nosso general Sandino em todo o país, em todas as instituições estaremos cantando o nosso sagrado hino nacional e o hino histórico da continuidade evolutiva do façanha de Sandino, hino histórico da Frente Sandinista de Libertação Nacional, bem como el avioncito, canção de Cabrerita; reiterando que somos livres, que Sandino é e será, que vamos sempre além do que conquistamos, somos livres e nunca mais seremos escravos”, acrescentou.

De acordo com Murillo, cerca de 15 mil atividades entre eventos culturais e recreativos serão realizados na Nicarágua durante o período. Serão cinco mil atividades esportivas de diversas denominações; além de mais de mil eventos organizados pelo Ministério da Economia e mais de 1.300 feiras de saúde.

Autor