Boletim Focus eleva projeção do PIB e indica leve aumento da inflação

Levantamento do Banco Central, Boletim Focus mostra ajuste leve na mediana das expectativas; previsão do PIB sobe de 1,77% para 1,78%

Foto: Reprodução

O Boletim Focus ajustou para cima a previsão do resultado do PIB (Produto Interno Bruto) em 2024, mas também da inflação. Divulgado nesta terça (12), o boletim reflete as expectativas do mercado financeiro para os próximos períodos.

A mediana do PIB previsto para 2024 subiu de 1,77% para 1,78%, na quarta alta seguida nas previsões. Para 2025, os economistas mantiveram em 2%. No passado, o PIB surpreendeu as expectativas feitas no início do ano, com alta de 2,9%.

Para a inflação, a mediana subiu de 3,76% para 3,77%. Nas últimas três semanas, ela vinha em ritmo de redução. Para 2025, os economistas mantiveram em 3,51%. O centro da meta oficial para a inflação em 2024, 2025 e 2026 é de 3,00%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

Nesta segunda (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ressaltou a necessidade de reduzir o preço dos alimentos e produtos básicos, como a energia, para ter “credibilidade” com a população. A fala foi dada ao SBT News.

“A gente vai começar a colher aquilo que nós plantamos. A sociedade vai se dar conta de que as coisas vão melhorar. Para a sociedade estar feliz com o governo, é preciso que a economia esteja crescendo, o salário esteja crescendo e o preço da comida esteja baixando”, disse Lula.

“Conversamos sobre o que pode ser feito para reduzir o preço de alguns produtos e alimentos, bem como ações para estimular a produção agrícola. Nosso compromisso é trabalhar para resolver os problemas reais do povo brasileiro”, afirmou Lula no X (antigo Twitter).

Autor