As pesquisas de opinião e a economia, por Paulo Nogueira Batista Jr

Para o economista, as opiniões expressam os desafios que o governo ainda enfrenta na economia, pelos constrangimentos dos juros altos e do arcabouço fiscal

Nos últimos dias, o debate público foi agitado por pesquisas que indicam uma diminuição na popularidade do governo do presidente Lula. O tema ganhou destaque, e muitos têm associado esse declínio “apesar da boa situação econômica do país”, como se o fator econômico não fosse decisivo para a opinião pública. No entanto, o economista Paulo Nogueira Batista Jr. aponta alguns equívocos nessa análise.

Para começar, o economista destaca que, no campo econômico, não se observa o tão propagado bom desempenho que é mencionado para justificar o apoio ao governo. Ele argumenta que, embora haja indicadores positivos, como melhora no emprego, na renda e nos salários, a economia ainda enfrenta desafios significativos.

Uma das preocupações apontadas pelo economista é o fato de que a economia não apresentou crescimento desde meados do ano passado, tendo estagnado desde o início do segundo semestre de 2023. O economista ressalta que ainda não há informações sobre o primeiro trimestre de 2024, mas expressa preocupação quanto à possibilidade de recuperação econômica.

Entre os fatores que poderiam impulsionar a economia, Batista Jr. destaca a política do Banco Central de manter juros reais excepcionalmente altos, o que, segundo ele, é uma das mais altas do mundo. Além disso, a política fiscal também é apontada como um obstáculo, uma vez que o gasto público está limitado pelo arcabouço fiscal, especialmente pela meta de resultado primário zero.

O economista expressa esperança de que a economia supere a estagnação e tenha um bom desempenho em 2024, mas ressalta que isso ainda está longe de ser garantido. A análise de Batista Jr. oferece um panorama crítico da situação econômica atual e destaca a importância de políticas eficazes para impulsionar o crescimento e melhorar a qualidade de vida da população.

Assista ao comentário:

Autor