Matrículas no ensino superior crescem 20% com Lula

Levantamento realizado pela consultoria Educa Insights mostra que o Fies Social também deve ter impacto nos resultados

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O número de matrículas em cursos de ensino superior cresceu 20,7% entre setembro de 2023 e fevereiro de 2024, de acordo com a consultoria Educa Insights. O levantamento considerou dados de 19 instituições de ensino coletados de setembro de 2023 a fevereiro de 2024.

Para o sócio da Educa Insights, Daniel Infante, em entrevista para o Valor Econômico, a modalidade presencial segue em retomada, com uma média de 10% de crescimento.

O resultado, segundo Infante, é muito influenciado por cursos que possuem uma “proteção” maior ao ensino a distância (EAD), seja pela essência prática, seja por questões regulatórias que não permitem que eles sejam ministrados a distância como odontologia, direito, enfermagem e psicologia.

A modalidade de ensino a distância representa uma parcela importante das captações do setor e também continua crescendo. Mas, diferentemente dos outros ciclos, este revelou uma dificuldade maior de alguns cursos em continuar capturando em alta, aponta Infante.

É importante destacar que esses dados se referem em grande parte às instituições de ensinos locais que ainda estão em crescimento.

Na avaliação do sócio da Educa Insights, o resultado nesse primeiro ciclo é positivo e pode indicar um bom desempenho do setor no restante do ano. “De uma maneira simplista, se houver uma boa captação no primeiro semestre, ou seja, se mais turmas forem abertas, é bem provável que a captação do meio de ano também seja positiva, porque você tem onde instalar alunos que podem repor eventuais desistências ou evasões”, explica.

O Fies Social, que passa a valer já neste primeiro ciclo de captação, também deve ter impacto nos resultados, avalia o executivo. O programa é uma reformulação do modelo antigo que vai permitir o financiamento de 100% da mensalidade para estudantes com renda familiar per capita de meio salário mínimo e que sejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico.

Autor