Fifa confirma candidatura do Brasil à sede da Copa Feminina em 2027

País disputa contra candidaturas conjuntas de Estados Unidos e México e também de Alemanha, Holanda e Bélgica. Resultado será divulgado em 17 de maio

Foto: Thais Magalhães/ CBF

Com o apoio do governo federal, o Brasil é candidato a sediar a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027. Na última quinta-feira (14), a Fifa oficializou a candidatura do país. A escolha oficial será revela ao mundo em 17 de maio, na ocasião do 74º Congresso Anual da Fifa, em Bangkok (Tailândia).

A definição será pelo voto de 211 associações nacionais filiadas à entidade máxima do futebol.

Leia também: Lula recebe comitiva da Fifa em inspeção pela Copa Feminina de 2027

Os principais concorrentes do Brasil são as candidaturas conjuntas de Estados Unidos e México e outra com três sedes, na Alemanha, Holanda e Bélgica. A África do Sul retirou a sua candidatura no final do ano passado.

Copa no Brasil

A Copa do Mundo de Futebol Feminino nunca ocorreu no Brasil. A oportunidade de sediar o evento tem sido apoiada pelo governo federal que inclusive criou um Grupo de Trabalho coordenado pelo Ministério do Esporte, com envolvimento de outros ministérios, para planejar a candidatura.

Um ponto positivo a favor é que a Alemanha e Estados Unidos já foram países-sedes em outras edições. Além disso, EUA e México, junto ao Canadá, já sediarão a Copa do Mundo Masculina em 2026.

Outra condição favorável são as arenas padrão Fifa que o Brasil possui como herança da Copa Masculina de 2014.

Em fevereiro passado, o presidente Lula, acompanhado do ministro do Esporte, André Fufuca, recebeu uma Comitiva da Fifa, no Palácio do Planalto. Os representantes da comitiva realizaram inspeções do processo de candidatura do país.

Na ocasião o presidente disse: “Tenho certeza que nosso país, por sua tradição no futebol e pela estrutura de estádios já construídos, tem plena capacidade de receber esse evento, num momento de ascensão do futebol feminino no Brasil e no mundo. Será um momento de grande visibilidade para estimular o futebol feminino.”