Governo cria GT para coordenar candidatura do Brasil à Copa do Mundo de 2027

FIFA escolhe em 2024 qual candidatura sediará o próximo mundial feminino. Ministério do Esporte lidera o grupo de trabalho que também conta com a participação da CBF e do BC

Foto: Thais Magalhães/ CBF

O governo federal criou, na última quarta (4), um grupo de trabalho para coordenar a candidatura do Brasil à Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027. O decreto de criação foi publicado no Diário Oficial da União.

O grupo será coordenado pelo Ministério do Esporte, mas terá envolvimento de outros ministérios, como da Saúde, da Educação, da Justiça e Segurança Pública, da Defesa, das Comunicações, das Cidades, dos Direitos Humanos e da Cidadania, das Mulheres, de Portos e Aeroportos, do Turismo, da Igualdade Racial, dos Transportes, do Trabalho e Emprego e das Relações Exteriores.

O Brasil compete com outras três candidaturas:

– África do Sul

– Alemanha, Bélgica e Holanda

– Estados Unidos e México

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) também será convidada para participar do grupo de trabalho, mas não terá direito a voto nas reuniões. Ao todo, o grupo contará com mais de 20 membros permanentes, representando os ministérios, além de autarquias como o Banco Central.

A candidatura deve ser oficializada em dezembro deste ano. A decisão da FIFA está prevista para o ocorrer no 74º Congresso, em maio de 2024.

Atualmente, o projeto brasileiro conta com 10 cidades-sede:

Norte: Manaus;

Nordeste: Fortaleza, Recife e Salvador;

Sul: Porto Alegre;

Centro-Oeste: Cuiabá e Brasília;

Sudeste: Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo

O Brasil nunca sediou um Mundial feminino e a equipe nacional ainda busca um título inédito na competição. Na edição disputada este ano, na Austrália e na Nova Zelândia, o título ficou com a equipe da Espanha. Os Estados Unidos são os maiores campeões do torneio, com os títulos conquistados em 1991, 1999, 2015 e 2019.

Autor