Novo caso de racismo contra Vini Jr. liga alerta para amistoso

Chamando atenção para o combate ao racismo, o jogo entre a seleção brasileira e a Furia foi marcado logo após insultos contra o brasileiro, em Valência

Foto: Reprodução

Justificados na Espanha como reação a provocações de Vini Jr. dentro de campo, insultos racistas contra o brasileiro voltaram a ocorrer, nesta quarta (13), na partida entre Atlético de Madrid e Inter de Milão, pela Champions League.

O cântico entoado pela torcida do Atlético ocorre semanas antes do amistoso entre as seleções dos dois países, marcado após o caso em Valência, uma das dezenas de vezes em que o atacante foi alvo de racismo.

Pouco antes da partida entre os colchoneros e a Inter de Milão, válida pelas oitavas de final da Champions League, no Wanda Metropolitano, alguns racistas do time mandante começaram a cantar “Vinicius chimpanzé”.

Segundo o jornal “As”, o grupo de torcedores puxou o canto contra Vinicius enquanto aguardava a chegada do ônibus com o elenco do Atlético de Madrid, quando a torcida fez um corredor com sinalizadores e fumaça. Quando a torcida puxava um canto para exaltar o clube (“Alé, alé, aké, Atleti te amo, contigo até o final”), alguns torcedores mudaram a letra para ofender Vini Jr.

– Alé, alé, alé, Vinicius chimpanzé – gritaram

O caso expõe o cinismo da horda, que tenta a todo custo justificar os atos criminosos dizendo ser protestos contra as provocações de Vini Jr. com ou sem a bola no pé. Na noite desta quinta, porém, o brasileiro e todo o elenco do Real Madrid estavam de folga.

Esta não é a primeira vez que Vinicius Junior é alvo de racismo no ambiente do Estádio Metropolitano, casa do Atlético de Madrid, rival local do Real. Em setembro de 2022, por exemplo, o brasileiro foi chamado de macaco durante o clássico madrilenho no estádio.

A promotoria espanhola, na ocasião, no entanto, alegou não ver delito dos torcedores colchoneros, justificando que os insultos ocorreram em um contexto de “máxima rivalidade” e que duraram apenas “alguns segundos”.

Na atual temporada também houve um episódio de preconceito contra o atacante, novamente chamado de macaco, mas na chegada do Real Madrid ao Metropolitano.

Em outro caso, talvez o mais emblemático, ocorreu em janeiro de 2023, quando quatro torcedores do Atlético penduraram um boneco em um viaduto, simulando um enforcamento de Vinicius Junior, antes de clássico contra o Real. Para este grupo de racista, a promotoria a Espanha solicitou à Justiça quatro anos de prisão.

A sequência de casos em Madrid deveria ser motivo para maiores mobilizações das autoridades e instituições espanholas e um sinal de alerta para o amistoso que acontecerá entre Espanha e Brasil, na capital, em 26 de março, no estádio Santiago Bernabeu.

Autor