Começa em abril a linha FGTS Futuro para aquisição da casa própria

Trabalhadores com renda até R$ 2.640 poderão optar, em novos contratos da Caixa, pela utilização de lançamentos futuros do FGTS para comprar pelo Minha Casa, Minha Vida

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Neste mês de abril a Caixa Econômica Federal inicia a oferta da linha de crédito FGTS Futuro para financiamentos imobiliários pelo Minha Casa, Minha Vida. Os trabalhadores com carteira assinada e renda de até 2.640 reais, correspondente a Faixa 1 do programa, poderão contratar a linha para obter seu imóvel utilizando os lançamentos futuros do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A medida foi autorizada pelo conselho curador do banco no dia 26 de março e com ela o governo espera atender até 43 mil famílias com a expectativa de ampliação para alcançar até a Faixa 3 – renda até R$ 8 mil.

O trabalhador que quiser a linha FGTS Futuro deverá aprovar caução dos créditos disponíveis nas contas do FGTS por 120 meses, seja pessoalmente ou pelo aplicativo FGTS. Com base na comparação entre prestação com o saldo do Fundo e lançamentos futuros, o mutuário poderá escolher se prefere utilizar o crédito do FGTS Futuro.

Leia também: Governo retoma obras 40 mil unidades paradas do Minha Casa, Minha Vida

Caso a opção seja pela modalidade, os depósitos que o empregador fizer serão bloqueados até a quitação do financiamento habitacional. Na situação de o trabalhador ser demitido, o saldo na conta correspondente ao valor do financiamento será utilizado para reduzir o valor da dívida, portanto este valor não poderá ser obtido. Somente a multa de 40% no caso de demissão poderá ser sacada, pois é direito do trabalhador recebê-la.

A nova modalidade para adquirir a casa própria, no entanto, é exclusiva para novos contratos de financiamento e a escolha ou não pelo recurso é opção do contratante.