Sete em cada 10 estudantes querem trabalhar durante ensino médio

Levantamento encomendada pela ONG Todos Pela Educação revela a importância do programa Pé-de-Meia, lançado pelo governo federal para diminuir a evasão escolar

Recife – Alunos da Escola Municipal Abílio Gomes, na capital pernambucana (Sumaia Vilela / Agência Brasil)

Uma pesquisa Datafolha publicada nesta quinta (4) e encomendada pela ONG Todos Pela Educação mostra que 7 em cada 10 estudantes pretendem estudar e trabalhar durante o ensino médio.

Um terço dos 462 estudantes ouvidos afirmam que não se matriculam em escolas integrais porque precisam ou querem arranjar um emprego.

Os dados reforçam a importância do programa Pé-de-Meia, lançado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para evitar que os alunos abandonem os estudos.

Em média, eles esperam ganhar R$ 860 por mês, segundo o levamento.

É justamente esse um dos entraves para que o ensino integral tenha uma maior adesão dos jovens, indica o levantamento. A modalidade integral é defendida por especialistas e pelo goverrno Lula para melhorar a aprendizagem.

A pesquisa foi feita de janeiro a fevereiro de 2024, com jovens de 14 a 16 anos que entraram no ensino médio (público ou particular) no começo deste ano. Com abrangência nacional, o levantamento incluiu 113 municípios de diferentes portes, de todas as regiões.

Pergunta do Datafolha: Qual é o principal motivo de você não estudar em escola de tempo integral?

• 26%: O período integral é muito cansativo.

• 20%: Quero trabalhar para ter meu próprio dinheiro/ter independência financeira.

• 15%: Não tenho tempo para outras atividades não profissionais (como cursos, esportes etc.).

• 14%: Não tenho vontade de ficar mais tempo na escola.

• 13%: Preciso trabalhar para ajudar minha família financeiramente.

• 4%: Nunca ouvi falar de escola em tempo integral.

• 3%: Na região/cidade não tem.

• 1%: Pratica esportes a semana toda/no período da tarde.

• 1%: A distância da escola de turno integral é grande; teria de pegar ônibus.

• 2%: Não sabem/outras respostas.

“Esses são dados importantes para pensarmos políticas de bolsa e poupança para estudantes do ensino médio, como o recém-lançado Pé-de-Meia, do governo federal. O programa é, sem dúvida, um bom incentivo contra o abandono e a evasão. Mas bolsas maiores atreladas ao tempo integral na escola são muito importantes para viabilizar que jovens mais pobres possam cursar essa jornada expandida”, avalia Gabriel Corrêa, diretor de Políticas Públicas do Todos Pela Educação.

A pesquisa ainda mostra os obstáculos de estudos em tempo integral, ou seja, quando o aluno fica ao menos sete horas por dia na instituição. Dos ouvidos, 33% não estudam em tempo integral por questões relacionadas ao trabalho. Desses, 20% trabalham para ter independência financeira e 13% para ajudar a família financeiramente.

Autor