Embratur e Google fecham parceria para digitalizar destino turístico no Rio

A ideia é fortalecer a presença digital dos bares, restaurantes, hotéis e agências de viagem da capital fluminense para melhor receber os turistas estrangeiros

(Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Antes de visitarem o Rio de Janeiro, os turistas estrangeiros terão condições de visualizarem melhor os serviços e produtos oferecidos pelos bares, restaurantes, hotéis e agências de viagem da cidade por meio da internet.

A Embratur e o Google fecharam parceria e vêm desenvolvendo na capital fluminense o projeto “Conecte, engaje e dê seu próximo passo com o Google”.

A ideia é fortalecer a presença digital das micros, pequenas e médias empresas do setor de turismo com boas práticas para melhorar a competitividade dos produtos e serviços desses negócios.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, justificou a importância do projeto começar pelo Rio. De acordo com ele, a capital fluminense é “a grande porta de entrada do Brasil e o lugar mais conhecido”.

“Nenhuma cidade do mundo tem esse design que o Rio de Janeiro tem, esse espetáculo de natureza, de cultura, tudo ao mesmo tempo, então é a cidade mais conhecida, a cidade brasileira mais conhecida do mundo e a gente começa por aqui, mas o objetivo é chegar no Brasil inteiro”, garantiu.

Leia mais: Rio de Janeiro: temporariamente lindo

Freixo também avaliou como positiva a parceria entre a Agência e a gigante tecnológica. “É extremamente importante. Embratur e Google estão há um ano fazendo essa parceria e os primeiros resultados já começam a aparecer”, diz.

“Não é importante só para o Google e para a Embratur, é importante para cada dono de bar, para cada dono de restaurante, de hotel, para as agências de viagens, para todos esses operadores que na ponta recebem esse turista estrangeiro. Qualquer turista hoje, quando vai visitar um lugar, primeiro ele visita através da tecnologia, através do seu computador”, explicou.

Ele destacou aos empreendedores que a digitalização dos destinos turísticos e dos empreendimentos também ajuda os turistas interessados a visitarem o Brasil a conhecerem um pouco do que eles terão à disposição no país.

“Então, é essa a parceria, esse é o objetivo: fazer com que mais turistas estrangeiros venham para cá, que gere mais emprego e renda, e que nossa ponta do turismo, nossos donos de bares, restaurantes e hotéis, estejam capacitados para esse mundo digital”, observou.

Google

Para o diretor de parcerias do Google, Newton Neto, a união entre a Embratur e o Google tem como pilares a promoção internacional dos destinos brasileiros, e a chance de equipar os pequenos e médios empreendedores do trade “no que se refere a criar uma presença online”.

“Ter uma presença robusta na internet faz com que pessoas que estão interessadas em visitar destinos, que buscam por um restaurante, um hotel, um passeio, encontrem esses empreendimentos facilmente no Google Maps e na busca do Google. E capacitar esse setor é fundamental para que eles cresçam o seu negócio”, detalhou.

“A parceria entre Embratur e Google é um passo crucial para impulsionar a digitalização das pequenas e médias empresas de turismo no Brasil. Ao fornecer ferramentas, capacitação e visibilidade, essa iniciativa oferece aos empreendedores a oportunidade de expandir seus negócios, alcançar novos mercados e fortalecer a economia local, promovendo um setor mais competitivo e conectado”, acrescentou.

Com informações da Ascom Embratur

Autor