Daniel Almeida acompanha delegação chinesa no Amapá e anuncia acordos
Parlamentar ressalta a importância da ampliação das relações comerciais e institucionais entre Brasil e China.
Publicado 08/11/2024 11:05 | Editado 08/11/2024 12:53
O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China, acompanhou uma nova delegação chinesa em visita ao Brasil, representando a plataforma Sinolac, que promove a integração entre China e América Latina, especialmente com o Brasil. A delegação, que visita as cidades de Macapá e Santana, no Porto de Santana, no Amapá, veio para as terras brasileiras com o objetivo de firmar acordos de cooperação técnica e comercial entre os dois países.
Segundo Almeida, “a China traz uma vasta experiência em recuperação de solos degradados utilizando biofertilizantes, que se adaptam aos diferentes biomas e respeitam o meio ambiente”. Em um dos acordos firmados, a Universidade Rural da Amazônia estabelecerá a importação desses biofertilizantes em grande escala, focando na recuperação de solos na Amazônia, Cerrado e Caatinga. Além disso, serão realizadas pesquisas no Brasil para adaptar esses biofertilizantes às especificidades locais.
Outro importante acordo firmado foi para o lançamento de uma rota marítima direta entre os portos de Gaolan, no sul da China, e o Porto de Santana, no Amapá. Essa nova rota reduzirá o tempo de transporte entre os dois países em aproximadamente 20 dias, o que, segundo o deputado, “representa um grande avanço nas transações comerciais entre Brasil e China”. A rota também abre possibilidades para a conexão com o Porto de Salvador, na Bahia, o que tornará a logística mais acessível e competitiva.
O deputado destaca ainda que a China é, atualmente, o principal parceiro comercial do Brasil, com transações maiores do que as realizadas com Estados Unidos e Europa somados. “Trazer navios carregados de produtos chineses e, em troca, exportar mercadorias brasileiras para a China beneficiará amplamente a economia brasileira”, afirmou.