Correios lançam selo especial para Dia da Consciência Negra

Iniciativa reforça a valorização da história afro-brasileira e o compromisso com a equidade em parceria com a Fundação Cultural Palmares.

Imagem: reprodução/Facebook/Correios

Os Correios anunciaram o lançamento de um selo especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra, feriado nacional instituído pela Lei 14.759/2023 e sancionado em dezembro do ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ação é realizada em parceria com a Fundação Cultural Palmares, ressaltando a importância da história e da cultura afro-brasileira.

Além de celebrar a memória de grandes líderes históricos da luta contra a escravidão, o selo reflete o compromisso dos Correios com a promoção da equidade racial e social. Segundo o presidente da estatal, a empresa vem adotando diversas iniciativas nessa direção.

“A emissão deste selo reforça nosso compromisso com a equidade de gênero, diretriz fundamental de nossa gestão, e se soma às demais iniciativas que os Correios trazem adotando na área, como a reserva de 30% de vagas para pessoas negras e indígenas em nosso concurso nacional que está em andamento, a implementação de uma política iniciada de promoção à equidade na estatal e o estabelecimento da meta, em nosso plano estratégico, de 30% de pessoas negras em todos os níveis de gestão até o final deste ano”, destacou Fabiano Silva dos Santos.

O selo destaca o legado de líderes históricos como Zumbi, Dandara, Aqualtune e Acotirene, ícones na luta pela liberdade e contra a opressão no Brasil colonial. Segundo João Jorge Santos Rodrigues, presidente da Fundação Cultural Palmares, o lançamento reafirma a identidade afro-brasileira e o combate às desigualdades. “É de extrema importância para reafirmação da nossa identidade afro-brasileira, da nossa luta contra todas as formas de discriminação”, afirmou João Jorge Santos Rodrigues.

O evento oficial de lançamento será realizado no dia 4 de dezembro, na sede da Fundação Cultural Palmares, em Brasília, e contará com a presença de Fabiano Silva dos Santos, presidente dos Correios, e João Jorge Santos Rodrigues, presidente da Fundação Cultural Palmares.

__

com agências

Autor