Procon-SP volta a notificar a Enel por interrupção de energia
Cerca de 150 mil imóveis ficaram sem eletricidade por período prolongado na cidade de São Paulo e região metropolitana desde o último dia 7 de janeiro
Publicado 10/01/2025 15:29 | Editado 10/01/2025 16:17
A falta de energia elétrica no último dia 7 de janeiro na cidade de São Paulo e em outras 19 cidades da região metropolitana fez com que a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) notificasse a Enel. Mais de 150 mil imóveis ficaram sem eletricidade por tempo prolongado.
De acordo com o Procon-SP, a notificação é o primeiro passo antes de uma fiscalização que pode avançar para multas. No caso, a empresa já passou por isso quatro vezes desde novembro de 2023.
Como destaca a Fundação, a situação se repete a cada chuva sem que ocorra a diminuição do prazo para restabelecimento do fornecimento de energia. Ou seja, a empresa não toma as medidas necessárias para resolucionar estes problemas que são recorrentes, mas que nem por isso a Enel consegue estar um passo à frente para resolvê-los.
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O diretor Executivo do Procon-SP, Luiz Orsatti Filho, critica as justificativas da Enel-SP, que se repete com o tempo: “Há mais de um ano que a empresa alega que os problemas são causados por eventos climáticos severos, com ventos acima do esperado; e também há mais de um ano não se tem notícia de que alguma providência efetiva, seja de engenharia ou de operações, tenha sido tomada para, no mínimo, agilizar a retomada dos serviços”, criticou.
O Procon-SP pede que a Enel esclareça os fatos em 7 dias e envie documentos que detalhem:
- área e número de consumidores impactados;
- providências adotadas para a retomada do serviço;
- como foram feitos os informes sobre o caso aos consumidores;
- e sobre a política de compensações aos consumidores.
*Com informações Procon-SP