INSS inicia pagamento de 13º salário e beneficia 34 milhões de pessoas
Primeira parcela será paga até 8 de maio e deve movimentar R$ 73,3 bilhões; segunda etapa começa no fim de maio, seguindo o número final do NIS.
Publicado 24/04/2025 16:34

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou nesta quinta-feira (24) a pagar a primeira parcela do 13º salário para aposentados, pensionistas e outros segurados. A antecipação do benefício vai alcançar mais de 34 milhões de brasileiros e será feita em duas etapas.
A primeira leva de pagamentos acontece entre os dias 24 de abril e 8 de maio, seguindo o número final do NIS (Número de Inscrição Social) de cada beneficiário. Já a segunda parcela será liberada entre 26 de maio e 6 de junho. Os primeiros a receber são os segurados que ganham até um salário mínimo; os demais recebem em datas posteriores.
A medida, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início do mês, movimentará R$ 73,3 bilhões e deve ajudar a aquecer a economia no primeiro semestre. Este é o sexto ano consecutivo em que o governo antecipa o pagamento do abono — prática que começou em caráter excepcional durante a pandemia, mas que se mantém desde então. Segundo o governo, o objetivo é permitir que os beneficiários paguem suas contas, comprem remédios, façam a compra do mês e supram necessidades básicas com mais tranquilidade.
Confira o cronograma abaixo


Quem não recebe?
Não têm direito ao 13º salário os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), voltado a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência que comprovem baixa renda, nem os contemplados pela Renda Mensal Vitalícia.
Para consultar detalhes do pagamento, os beneficiários podem usar o aplicativo Meu INSS, disponível para smartphones e tablets, ou acessar o site gov.br/meuinss. A consulta também pode ser feita por telefone, ligando para a central 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h, com CPF e dados pessoais em mãos.
Com o pagamento adiantado, o governo busca dar fôlego ao consumo das famílias e injetar recursos diretamente na base da economia brasileira.
__