Painel mostra impactos da escala 6×1 sobre os trabalhadores

Baseado em pesquisa inédita, dashboard é fruto de uma parceria entre o Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro e o Observatório do Estado Social

O Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro e o Observatório do Estado Social Brasileiro lançaram nesta quinta-feira (24) um dashboard (painel com dados sistematizados) da pesquisa inédita realizada sobre a escala 6×1. Disponível no site do sindicato, o painel permite o acesso livre a todos as informações. É possível cruzar dados por recortes como região, gênero, estado civil, área de atuação e faixa etária.

O objetivo da pesquisa foi compreender as condições de trabalho, de deslocamento e de moradia de quem trabalha seis dias por semana, com um único dia de descanso – a chamada “escala 6×1”. Para os organizadores, era necessário analisar como essas condições afetam a saúde física e mental, além de expor o consumo do tempo de vida em uma jornada de trabalho exaustiva.

O resultado da pesquisa já inicia com a participação de 3.775 respostas de mais de 400 municípios, dos 27 estados brasileiros. Todos os interessados em conhecer mais sobre a realidade vão poder acessar o painel e acompanhar as informações de forma visual e organizada, de acordo com interesse de cada um.

“Através dessa parceria, estamos oferecendo uma ferramenta ágil e dinâmica para todos aqueles que querem conhecer mais sobre essa jornada tão extenuante e seus impactos para os trabalhadores brasileiros”, afirma Márcio Ayer, presidente do Sindicato dos Comerciários. “A partir dessa pesquisa, a gente conhece melhor a vida real do trabalhador. Dessa forma, também esperamos que os deputados e o governo federal tenham uma visão mais clara da escala 6×1 e da necessidade de avançar na redução da jornada, sem redução de salário.”

A pesquisa será regularmente atualizada, conforme novas respostas forem incorporadas e sistematizadas. Até o momento, a pesquisa já foi respondida por trabalhadores de diversos segmentos: supermercados, educação, construção civil, hotéis, farmácias, saúde, bares e transportes, entre outros.

“O desafio de produzir conhecimento é maior quando temos a ambição de mudar uma dada realidade. Encontramos, nessa ação de parceria entre o Sindicato e o Observatório, um raro exemplo de produção e disseminação de conhecimento com objetivo de subsidiar a luta política”, destaca Tadeu Alencar Arrais, coordenador do Observatório do Estado Social Brasileiro.

Segundo Tadeu, “a quantidade de informações disponibilizada sobre as condições dos trabalhadores e trabalhadoras da escala 6X1 é, além de inédita, impressionante. Essa ação, entre outras que virão, é uma prova concreta de que o trabalho conjunto entre universidades, sindicatos, movimentos sociais e, principalmente, trabalhadores, colherá bons frutos.”

Pesquisas mostram o grande apoio popular à proposta de fim da escala 6×1 que essa proposta tem recebido, com destaque nas redes sociais, mas também nas ruas. Com essa pesquisa, o Sindicato tem a certeza de que contribui para que cada vez mais pessoas abracem a luta por uma escala menos cansativa e que preserve a saúde dos trabalhadores.

Com informações do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro

Autor