No G7, Lula vai manifestar preocupação com conflito no Oriente Médio

No seu discurso, Lula estará frente a frente com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mas não há previsão de encontro bilateral entre os dois

Presidente Lula (PT), durante sessão de abertura da 3º Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC3) em Nice - França | Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa na próxima terça-feira (17) da Cúpula do G7, países com as maiorias economias do planeta, que ocorrerá no Canadá. Convidado a participar dos debates para falar sobre segurança energética, Lula abordará no tema a proteção das pessoas, das nações e a paz mundial.

Logo após os ataques de Israel ao Irã, o Itamaraty divulgou a seguinte nota: “Os ataques ameaçam mergulhar toda a região em conflito de ampla dimensão, com elevado risco para a paz, a segurança e a economia mundial. O Brasil insta todas as partes envolvidas ao exercício da máxima contenção e exorta ao fim imediato das hostilidades”.

Além do Brasil, foram convidados para o encontro África do Sul, Austrália, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Índia e México.

Leia mais: Governo Lula condena ataque de Israel e escalada do conflito no Oriente Médio

No seu discurso, Lula estará frente a frente com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mas não há previsão de encontro bilateral entre os dois.

De acordo com o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Mauricio Lyrio, a participação de Lula no G7 é muito importante porque o país será sede da COP30.

“É uma oportunidade para que o presidente possa falar da organização da COP30 e convidar os outros líderes para que venham ao Brasil. E o tema principal de discussão do G7 tem uma ligação direta com o que será tratado na COP30”, lembrou o embaixador.

O Brasil mantém com os membros do G7 coordenação sobre temas da agenda internacional, seja de forma bilateral, seja no âmbito do G20 e de organismos internacionais nos quais o Brasil e os membros do grupo interagem.

Autor