Como se formou o maior partido político do mundo

Com mais de 100 milhões de membros, o Partido Comunista da China consolidou-se como uma força política global ao combinar disciplina, renovação e serviço ao povo.

Salão de Exposições de História da Construção Disciplinar do Partido Comunista da China | Foto: reprodução/Diário do Povo-China/VCG

Há mais de cem anos, os marxistas chineses escolheram “seguir o caminho dos russos” e fundaram o Partido Comunista da China (PCCh). Após mais de um século de desafios e superações, o PCCh cresceu de pouco mais de 50 membros na sua fundação para se tornar o maior partido político do mundo, com mais de 100 milhões de membros. Essa trajetória grandiosa não apenas reflete a resiliência e sabedoria do partido, mas também destaca seu carisma único e sua enorme vitalidade.

O secretário-geral do Comitê Central do PCCh, Xi Jinping, afirmou: “O Partido Comunista da China é o maior partido do mundo. E ser grande exige que tenhamos a postura de um grande partido. A prática prova de forma plena que o Partido Comunista da China é capaz de liderar o povo em uma grande revolução social, bem como de realizar uma grande revolução interna. Devemos manter nossa energia vibrante, ser eternamente servidores do povo, a vanguarda de nosso tempo e coluna vertebral da nação”. Essas palavras explicam, de forma clara e direta, por que o PCCh conseguiu se tornar o maior partido do mundo.

Como vanguarda da classe trabalhadora chinesa e, ao mesmo tempo, do povo chinês e da nação chinesa, o PCCh sempre manteve como princípio servir o povo, de todo o coração. Desde o 2º Congresso Nacional do Partido, que aprovou a Resolução sobre os Estatutos do Partido Comunista, propondo a formação de um grande “partido de massas”, até hoje, na nova era, unindo mais de 1,4 bilhão de chineses para construir um país forte e realizar o rejuvenescimento nacional, o Partido sempre colocou as massas em primeiro lugar. Embora reforce a liderança da classe trabalhadora, o Partido se opõe ao “determinismo de classes” baseado apenas na origem social, valorizando o ingresso pelo alinhamento ideológico. Assim, tem vindo a fortalecer continuamente sua base de classe e a ampliar sua base popular.

A coragem de realizar a autotransformação é uma característica marcante do Partido Comunista da China e um dos traços que o diferencia de outros partidos. O Partido nasceu em meio a dificuldades internas e externas, cresceu superando adversidades e se fortaleceu enfrentando desafios. Cada correção de erros representou um novo ponto de partida para o desenvolvimento de sua organização e de suas causas. Para manter sua vanguarda e pureza, o PCCh adota uma postura de constante renovação, absorvendo novas forças e, ao mesmo tempo, aplicando medidas disciplinares aos que não cumprem os requisitos, garantindo sua vitalidade permanente.

‌Desde sua fundação, o PCCh manteve inabalável sua missão original de buscar a felicidade para o povo chinês e o rejuvenescimento da nação. Ao longo dos diferentes períodos — revolução, construção e reforma —, o Partido manteve uma poderosa capacidade de atrair e unir pessoas, trazendo para suas fileiras uma grande quantidade de indivíduos talentosos. De artistas consagrados, como o ator Niu Ben, a profissionais da saúde na linha da frente da luta contra a Covid-19, até especialistas e modelos de excelência que, no centenário do Partido, se candidataram ativamente a ingressar no Partido, o PCCh continua crescendo e demonstrando plena vitalidade.

Desde o 18º Congresso Nacional, a liderança central do Partido estabeleceu a diretriz geral de “controlar a quantidade, otimizar a estrutura, melhorar a qualidade e fortalecer a atuação”, promovendo a transformação de um grande partido em um partido forte. Para isso, apertou os critérios de entrada, priorizando padrões políticos; na educação dos membros, reforçou a qualidade, através do Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era como guia ideológico; na gestão dos membros, adotou medidas precisas e eficazes; e, na disciplina, colocou o reforço da disciplina em uma posição ainda mais destacada, garantindo a pureza e o caráter avançado do Partido.

Cada membro do Partido é uma bandeira. Na linha da frente das reformas e do desenvolvimento, os membros cumprem seus deveres e inovam em seus postos de trabalho. Na batalha contra a pobreza, mais de 3 milhões de membros estiveram na vanguarda, com mais de 1.800 deles sacrificando suas vidas. Na luta contra a Covid-19, mais de 7 milhões de membros foram mobilizados para a dianteira, protegendo a vida da população e a harmonia social. Os membros do Partido atuam como vanguarda no desenvolvimento de alta qualidade, na governança de base e no enfrentamento de tarefas difíceis, tornando-se verdadeiras colunas que sustentam o avanço das causas do Partido e do país.

Autores