A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Elias Jabbour

Professor dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PPGCE) e em Relações Internacionais (PPGRI) da UERJ. Membro do Comitê Central do PCdoB.
“Globalização à chinesa”. O aniversário de um discurso histórico

A globalização que a China propõe tem sentido oposto e com um nome muito sugestivo: “comunidade de destino compartilhado”

A hipocrisia do boicote diplomático aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022

O boicote terminará por ser um fator a mais de revelação de contradições internas dos EUA e sua dificuldade de atuação no cenário internacional em um mundo que cada vez mais contesta suas guerras, fake news e ditames autoritários.

O socialismo é contra a propriedade privada?

A propriedade privada é questão central na superação da exploração do homem pelo homem e, portanto, questão central na transição […]

Decadência ocidental x o socialismo na China, por Elias Jabbour

. Contra a falta de perspectiva espiritual, o marxismo sintetizado no “socialismo com características chineses” formam o horizonte e a força espiritual de um povo.

A piada diplomática dos EUA sobre a China, por Elias Jabbour

O imperialismo norte-americano, o maior poder assassino e corruptor da história, decidiu organizar boicotar um evento acusando a China de genocídio contra o povo uigur. É simplesmente constrangedor um país que mata, prende e tortura muçulmanos fora de suas fronteiras mostrar esse falso apreço pelos muçulmanos de Xinjiang.

China: A Nova Economia do Projetamento e os trabalhadores, por Elias Jabbour

A China não se resume aos “idealismos transcendentais” dos marxistas acadêmicos (fetiche, dinheiro, mercadoria e alienação).

As “três grandes transições” na economia chinesa, por Elias Jabbour

O processo de desenvolvimento, como todo processo histórico, é caracterizado por uma sequência de transições condicionadas historicamente.

1 2 3