Eleições da Famerj devem dar novo impulso à entidade
Neste fim de semana terminam as etapas municipais para a eleição dos delegados da Famerj (Federação Estadual das Associações de Moradores do Rio de Janeiro). A eleição da entidade ocorrerá nos dias 2
Publicado 26/04/2006 20:48 | Editado 04/03/2020 17:06
Para participar da eleição da Famerj, cada associação de moradores pode indicar cinco delegados e cinco suplentes. A eleição desta vez será congressual. Em 2002, na conferência da entidade, os delegados decidiram mudar da eleição direta para a congressual, uma forma mais democrática, transparente e que garante uma maior participação dos delegados nas decisões da Famerj.
As chapas para o congresso ainda não estão definidas. Um grupo tenta construir uma chapa de unidade com o objetivo de reerguer a Famerj, que perdeu um pouco de sua base e passa por uma crise de representatividade e financeira.
Neste congresso, os delegados debaterão a conjuntura nacional e estadual, farão um balanço da entidade nos últimos anos e aprovarão um plano de luta para a Famerj, além de eleger a nova diretoria.
História de lutas
A Famerj foi criada em 1978. Na década de 1980 participou de diversas lutas em defesa da moradia e contra o despejo dos moradores do BNH. Em 1988, esteve à frente de uma manifestação em Brasília para reconstruir os lugares que sofreram com as enchentes naquele ano. Porém, no início dos anos 1990 a entidade foi perdendo a credibilidade com sucessivas diretorias que não participavam das principais lutas das associações.