Calcutá se veste de verde e amarelo e torce pelo Brasil
O clima de carnaval chegou às ruas de Calcutá, a capital do futebol na Índia. Meninos com os rostos pintados com as cores da bandeira brasileira cantam em coro: "Brasil! Brasil!"
Publicado 14/06/2006 11:49
Num país que tem o críquete como esporte nacional, Calcutá — com seus 10 milhões de habitantes — é o único lugar onde a grande paixão popular é o futebol. E como a Índia não está participando da Copa do Mundo, o grande favorito por aqui é o Brasil.
Os mercados locais foram inundados com bandeiras e camisetas verde-e-amarelas. "Você vai ter que vir amanhã", diz um vendedor a um jovem torcedor desapontado. "Eu não tenho mais nenhuma camiseta do Brasil no tamanho médio. Só sobraram as extra-grandes."
Alguns fãs acompanham a equipe brasileira há décadas. Sishir Lal Banerjee vem assistindo os jogos da seleção canarinho há 40 anos. "Os brasileiros são artistas, eles são tão habilidosos", diz o torcedor de 65 anos. Para Banerjee, um dos momentos inesquecíveis da vida dele foi ver Pelé jogar durante um amistoso em Calcutá nos anos 70.
Futebol e pobreza
Como no Brasil, o futebol é muito popular entre as crianças das áreas mais pobres da cidade. O adolescente Abhijit vive em uma das favelas de Calcutá e joga bola desde que tinha seis anos. "Eu adoro o jogo. E sonho em me tornar jogador profissional", diz ele enquanto tira as chuteiras antes de entrar na casa de um cômodo que divide com os pais e o irmão.
O "jogo bonito" tem pouco apoio na Índia, mas o jogador Romário está dando uma mãozinha aos torcedores locais. O artilheiro tem uma escolinha de futebol em Calcutá e foi até lá pessoalmente para treinar os jovens talentos indianos.
"Eles são habilidosos, mas precisam de estímulo", diz Romário. "No Brasil, nós nascemos com a bola no pé. Todos passamos muito tempo jogando futebol e o país inteiro é apaixonado pelo esporte. Aqui, as pessoas gostam mesmo é de críquete", completa o atacante.
Talvez seja esta a razão pela qual a Índia ocupa um desolador 118.º lugar no ranking da Fifa. A equipe nacional nunca participou de uma Copa do Mundo.
Com informações da BBC Online