UBM realiza Congresso em SE

A União Brasileira das Mulheres-UBM, realiza seu IV Encontro Estadual nos dias 14 e 15 de julho, com debates que irão abordar a 'Participação Política das Mulheres', 'Políticas Publicas para as

A União Brasileira das Mulheres-UBM, realiza seu IV Encontro Estadual nos dias 14 e 15 de julho, com debates que irão abordar a 'Participação Política das Mulheres', 'Políticas Publicas para as Mulheres' e 'Combate a Violência contra a Mulher'. O evento será aberto hoje, a partir das 19h, no auditório do Tribunal de Justiça de Sergipe, localizado na Praça Fausto Cardoso, em Aracaju.
A abertura do encontro contará com a presença da gerente de Projetos da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres-SNPM, Liége Rocha. Neste encontro, a UBM pretende reunir as filiadas da entidade, trabalhadoras de um modo geral e profissionais que atuam no atendimento às mulheres vítimas ou em situação de violência em todo o Estado de Sergipe, como promotoras públicas, delegadas, médicas, advogadas e policiais. De acordo com a coordenadora da UBM-SE, Ivânia Pereira, a UBM também vai eleger a nova diretoria da entidade para o biênio 2006-2008.
além de Aracaju, estão previstas as participações de lideranças femininas de cidades como Aquidabã, Boquim, Barra dos Coqueiros, Carmopólis, Indiaroba, Nossa Senhora do Socorro e Simão Dias.
No Brasil, segundo Ivânia Pereira, “o movimento feminista e os diversos movimentos de mulheres têm efetivado conquistas importantes. Nos últimos três anos, muitas destas conquistas se transformaram em políticas públicas. Dentre essas medidas destacamos o Projeto de Lei de Criminalização da violência contra a mulher, em tramitação no Congresso Nacional'.
Já em Sergipe, a coordenadora da UBM, ressalta com um dos avanços nesse seguimento o funcionamento da Delegacia da Mulher até zero hora. 'Acreditamos que novas medidas mais eficazes de garantia a cidadania das mulheres dependem da organização das mulheres e do seu poder intervenção'.
Em Sergipe, a UBM foi criada em 1992 e desde então, a entidade tem se destacado na luta permanente na prevenção e combate da violência contra as mulheres. Veja abaixo a programação do encontro.


Programação


Local: Auditório do Tribunal de Justiça de Sergipe (Pça. Fausto Cardoso)
Data: 14 e 15 de julho de 2006
Sexta feira 14/07
Abertura: Ato político (19h)
Sábado
8h – Credenciamento
9h – Palestra
Tema: UBM e a participação política das mulheres
Palestrante: Tânia Soares – Vereadora do PCdoB
Liége Rocha – Gerente de Projetos da SNPM
9:40h – Debate
10:40h – Intervalo
10:55h – Mesa Redonda sobre Políticas Públicas para as Mulheres
Rosária Rabelo – Secretaria Municipal de Assistência Social de Aracaju
Liége Rocha – Gerente de Projetos da SNPM
13:00h – Mesa Redonda
Tema: Violência Contra a Mulher e Saúde Publica
Palestrante:
Drª Lêda Lucia Couto de Vasconcelos – Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju
Delegadas do Centro de Atendimento aos grupos vulneráveis
Políticas
13:40h – Emancipação da Mulher e Socialismo
Palestrante: Mary Castro
14:20h – Lanche
14:35h – Trabalho em Grupo
1 – Organização
2 – Política Publicas e Combate a Violência Contra a mulher
Plenária Final
Aprovação das Resoluções
Eleição da Coordenação