Orkut: comunidade pró-Lula ganha 20 mil novas adesões em 10 dias

A principal comunidade criada no portal de relacionamentos Orkut para aglutinar os usuários que apóiam a reeleição do presidente Lula saltou de pouco mais de 60 mil membros em 1º de outubro para mais de 80 mil participantes hoje (11), um crescimen

O jornalista Bernardo Joffily, editor do portal Vermelho, lembra que a internet é um ambiente menos favorável a Lula do que ao candidato tucano. ''Alckmin se beneficia do fato de ser o preferido das elites, que têm amplo acesso a computadores e tempo livre para interagir nas comunidades. Diante desta condição, manter o dinamismo de uma comunidade pró-Lula com quase 80 mil pessoas é uma façanha e tanto'', avalia Joffily. Ele qualifica os participantes da comunidade e os internautas que fazem a campanha de Lula na internet como ''verdadeiros heróis da resistência''.


 


A comunidade ''Nós votamos LULA Presidente 13'' foi criada no início deste ano com o nome de ''Lula a Força do Povo'', mas no final de setembro sofreu uma espécie de ''ataque especulativo'' patrocinado por apoiadores do candidato da direita, Geraldo Alckmin (PSDB). No ataque, centenas de simpatizantes da candidatura tucana ''denunciaram'' a comunidade de apoio ao presidente Lula como sendo uma comunidade com conteúdo impróprio. O Google, responsável pelo Orkut, seguiu procedimentos técnicos e acabou tirando a comunidade do ar. Mas rapidamente os membros da comunidade e a coordenação da coligação A Força do Povo, que sustenta a candidatura de Lula, reclamaram junto ao Google e a comunidade voltou a funcionar no dia 26 de setembro.


 


Neste processo, foram perdidos os registros de alguns milhares de integrantes. Mas eles voltaram. E não só eles, outras 20 mil pessoas se incorporaram à comunidade e a transformaram numa das mais ativas do Orkut. Desde os útlimos dias do primeiro turno até agora, não se passa nem um segundo sem que uma nova mensagem seja postada.


 


Em média, 1500 tópicos são publicados por dia, a grande maioria com sugestões de atividades e divulgação de informações que podem contribuir para a campanha à reeleição.


 


Da redação,
Cláudio Gonzalez