Para Marilena Chauí, “o Rio Grande merece um segundo mandato de Olívio”
Uma das mais renomadas intelectuais do país, escritora, professora de filosofia política e história da filosofia moderna da Universidade de São Paulo (USP), Marilena Chauí esperou pacientemente o final do programa Cafezinho, na rádio Pop Rock FM, que h
Publicado 26/10/2006 14:51 | Editado 04/03/2020 17:12
Ao encontrar Olívio, à saída de um animado bate-bapo com os apresentadores do Cafezinho, no início da tarde, Chauí afirmou que “o Rio Grande merece um segundo mandato da Frente Popular, pela estatura, dignidade e capacidade de Olívio”. A professora e escritora destacou a importância dele para o ensino superior gaúcho, como companheiro de Lula, que defende as cotas, a implantação do ProUni e pela criação da Universidade Estadual, em seu primeiro mandato no Governo do Estado (1999-2002).
“A UERGS não pode ser desconstituída, por ser inovadora, criativa e democrática, é uma outra concepção de ensino. O direito à educação e ao ensino público tem que ser afirmado e garantido, por isso apóio Olívio”, disse ela. O candidato agradeceu, destacou o papel de Chauí como uma referência intelectual muito importante para ele e o PT e disse que continua sempre lendo seus livros e textos sobre a história e a política brasileira. No final da tarde, ela tinha marcada uma palestra para a juventude na Casa de Estudantes da UFRGS.
Durante o Cafezinho, muito à vontade e falando para um público ouvinte predominantemente jovem, Olívio salientou o Orçamento Participativo como uma iniciativa inovadora e transformadora da administração pública: “O novo, o transformador, realmente, é possibilitar que milhares de pessoas possam ser cidadãs e cidadãos no cotidiano, e isso aumenta o controle público sobre o governante e o Estado, aumenta a sua eficiência e não deixa a máquina pública perder a sensibilidade”.
A candidata Yeda Crusius também foi convidada ao programa, mas não quis comparecer, informou a emissora. Ela faltou a vários debates e entrevistas no segundo turno.
Fonte: Campanha Frente Popular