Sem categoria

PCdoB participa do Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários

Pautado pelo debate sobre o imperialismo, as experiências de esquerda na América Latina e a perspectiva socialista, evento sediado pela primeira vez em Lisboa terá a participação de partidos de vários países, entre os quais o PCdoB.

O Partido Comunista do Brasil participa nos dias 10 a 12 de novembro, em Lisboa, do Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários. Para representar o partido brasileiro, segue amanhã para a capital portuguesa o secretário de Relações Internacionais, José Reinaldo Carvalho.




O evento, que se realiza desde 1998 na Grécia e pela primeira vez será sediado no país, sob os cuidados do Partido Comunista Português, terá como tema “Perigos e potencialidades da situação internacional, a estratégia do imperialismo e a questão energética. A luta dos povos e a experiência da América Latina – a perspectiva do socialismo”. O objetivo é promover um encontro com lideranças do campo da esquerda de diversas partes do mundo e realizar um balanço da geopolítica mundial, buscando, por meio da troca de experiências, a convergência de opiniões que ajudem a reforçar a ação política dessas forças na luta pelo socialismo. Segundo José Reinaldo, “sua realização é extremamente importante porque é um momento em que os partidos comunistas e operários podem estar juntos numa ampla discussão sobre os rumos que precisam ser tomados para se avançar na unidade do movimento socialista, enfraquecido depois da queda da União Soviética”, disse José Reinaldo.




Segundo o dirigente do PCdoB, essa unidade será obtida por meio do diálogo entre esses partidos e na luta diária para a construção da via socialista. “Considero que nestes anos houve muitos êxitos. Os partidos comunistas, de maneira unânime, condenaram a guerra imperialista e se somaram num amplo movimento pela paz. Os partidos comunistas têm se revelado uma força de destaque no combate às agressões do império e seus colaboradores”, explicou o dirigente comunista.




O PCdoB, ao lado dos partidos comunistas de Cuba, da Espanha, da Grécia, da República Tcheca, da Federação Russa, da África do Sul e do anfitrião PCP, faz parte do grupo de trabalho que organiza o evento.


 




De São Paulo,
Priscila Lobregatte