Sem categoria

Partidos internacionais destacam o papel do PCdoB na vitória de Lula

Mensagens vindas de Portugal, Grã-Bretanha, Galícia, Dinamarca e do Paraguai frisam papel do partido na coligação que trabalhou pela reeleição do presidente e reforçam a luta dos povos pelo socialismo.

Desde que foi confirmada a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência da República, o PCdoB começou a receber mensagens de partidos de diversos países parabenizando os brasileiros pela vitória e, em especial os comunistas pela participação ativa que tiveram tanto durante o primeiro mandato quanto no período eleitoral.



O Partido Comunista Português transmitiu suas “calorosas felicitações pela vitória” dizendo que “tal como em outras importantes batalhas políticas, o PCdoB deu uma contribuição insubstituível para a defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo irmão do Brasil, para o combate às aspirações das forças do grande capital e do imperialismo, por uma alternativa de soberania, de progresso e de justiça social”.



A nota, assinada pelo secretariado do Comitê Central do PCP termina desejando que no segundo mandato, ao lado dos trabalhadores e do povo, “abram-se novas possibilidades ao povo irmão do Brasil para avançar pelo caminho da soberania e da superação dos complexos problemas e das profundas injustiças e desigualdade que marcam a sociedade brasileira”.



Ao falar do presidente Lula, o partido lembra que sua vitória “se constitui num grande estímulo para as forças que, na América Latina e em todo o mundo, lutam pela liberdade, a soberania, a paz e o socialismo”.




Consolidação da esquerda



Robert Griffiths, secretário-geral do Partido Comunista da Grã-Bretanha, em nota enviada ao PCdoB, parabeniza o partido por sua participação no processo eleitoral que possibilitou a vitória de Lula. “O Partido Comunista da Grã-Bretanha reconhece a importância desta eleição para os trabalhadores do mundo”, diz a nota, que termina declarando que “a consolidação das forças de esquerda no Brasil é essencial para a América Latina e também para todos que se empenham na luta pela paz e pelo socialismo”.



Pela União do Povo Galego, Duarte Correa Piñeiro, secretário de Relações Internacionais, felicitou o partido pela vitória da coligação A Força do Povo (PT, PCdoB e PRB). “Sabemos que o PCdoB, como parte fundamental dessa aliança, se esforçou para alcançar bons resultados, impedindo o avanço da direita”. Conforme destacava a mensagem, “com a reeleição de Lula e a participação do PCdoB no Senado e na Câmara dos Deputados abre-se uma nova fase para o Brasil”. Referindo-se ao partido, Piñeiro salientou: “sabemos que colocará todo o seu empenho em levar adiante políticas em defesa da soberania nacional de melhora das condições de vida para os brasileiros”.



Sven Tarp e Enid Riemenschneider, do Partido Comunista da Dinamarca, assinaram nota em que destacam o significado da vitória de Lula. “Com a reeleição,  melhoram as condições para aqueles que, na América Latina e no mundo lutam para libertar-se do imperialismo norte-americano e buscar um caminho alternativo para o progresso e o socialismo”. A nota diz ainda que “uma vitória de Alckmin seria a vitória das forças retrógradas e pró-norte-americanas”.



Em nome da Juventude Comunista Paraguaia, Fabian Franco, secretário de Relações Internacionais, lembrou que, ao lado dos companheiros de Foz do Iguaçu, “já estávamos festejando antes do dia 29”. Por isso, diz a mensagem, “nos alegra e enche de entusiasmo saber que obtivemos outro triunfo e que a ala socialista a América segue seu rumo até a vitória final”.