Atletas gaúchos recebem Prêmio Mérito Olímpico com presença de Orlando Silva

O Teatro Dante Barone esteve lotado para homenagear os 112 atletas olímpicos gaúchos, com a entrega do Prêmio Mérito Olímpico, promovido pela Assembléia Legislativa, na noite desta segunda-feira (27). O ministro do Esporte, Orlando Silva Junior, defini

De acordo com o presidente do Parlamento gaúcho, deputado Fernando Záchia (PMDB), com esta iniciativa, a Assembléia faz um resgate histórico, homenageia pessoas ainda em vida e incentiva mais jovens a praticarem o esporte. “Além de resgatarmos a história de antigos atletas, apresentamos referências positivas, independente da classificaçao conquistada, afinal representar o Rio Grande é o melhor prêmio que um atleta pode querer ao longo de suas atividades”, sustentou.


 


Para o presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia Troca (PSDB), a distinção representa o reconhecimento dos gaúchos pelo esforço e dedicação de atletas que representaram o Brasil em olimpíadas. “Esses atletas não só defenderam como também divulgaram nosso País e Estado, portanto, merecem ser reconhecidos por terem levantado nossa bandeira e cantado nosso hino, independente de terem ou não conquistado o título”, declarou.


 



Diversos familiares de homenageados participaram da entrega do prêmio, entre eles dona Gilda Barbosa, sobrinha e afilhada do ex-atleta de tiro, Dario Barbosa, que participou dos Jogos Olímpicos de 1920. Orgulhosa, ela lamentou a ausência do tio no evento. “É uma honra representar o grande atleta que ele foi. Pena ele não estar aqui”, disse.


 



Atletas
O ex-zagueiro da dupla GrenNal, Mauro Galvão comemorou a honraria. Para ele, este reconhecimento é muito importante, pois marca o desempenho de atletas gaúchos de toda a história olímpica. Galvão acredita que este prêmio comprova que o tempo não apagou atuação esportiva desses atletas.


 


O reconhecimento do público nas ruas, as conquistas e o aprendizado foram lembrados pelo campeão Olímpico de volei, Paulão. Ele afirmou que a noite de hoje foi um momento muito feliz, de reencontro com companheiros de diversas modalidades. “Revimos colegas que hoje estão de cabelo branco, barrigudos, mas que seguem acreditando que o esporte é algo que vale a pena”, acentuou.


 


Os deputados Gerson Burmann (PDT), Kalil Sehbe (PDT), Maria Helena Sartori (PMDB) e Raul Pont (PT) também participaram da cerimônia.



O Prêmio
O Projeto de Resolução nº29/2006, proposto pela Mesa Diretora, foi aprovado por unanimidade no plenário da Casa. A idéia da premiação partiu do ex-jogador de basquete Celso Escarpini.


 


Fonte: ALERGS