Caravana cearense segue rumo à Brasília

Neste domingo(03/12), cerca de 150 sindicalistas e lideranças populares cearenses partiram rumo à Brasília para a terceira edição da Marcha Nacional pela Valorização do Salário Mínimo. Trata-se da maior caravana que a CUT Ceará já levou para a marcha

A Marcha do Salário Mínimo será realizada de 6 a 9 de dezembro em Brasília. A exemplo das vitoriosas campanhas pelo reajuste do salário mínimo realizadas em 2004 e 2005, onde o saldo acumulado é de 25% de ganho real, a CUT e sua militância estará mais uma vez nas ruas de Brasília – no dia 06 de dezembro de 2006, para realizar a Marcha Anual do Salário Mínimo. E como nos anos anteriores, a campanha não se dará apenas na Marcha, a mobilização e as ações desta jornada de lutas se prolongarão até o fechamento do acordo.


 


A Campanha também contará com a participação das demais centrais sindicais e com os movimentos populares. O objetivo é o de pressionar o Governo e o Congresso Nacional pela efetivação de uma política permanente de valorização do salário mínimo, de debater com a sociedade a importância da elevação do salário mínimo como mecanismo de promoção de distribuição de renda e justiça social, além de incorporar a luta pela correção da tabela do Imposto de Renda e a redução da jornada de trabalho sem redução de salários.


 


Esta mobilização impulsionará a disputa para garantir no Orçamento público os recursos necessários para o reajuste e assim melhorar as condições de vida de milhões de trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas. Segundo levantamento do Dieese, 47 milhões de brasileiros são beneficiados a cada reajuste real do salário mínimo – 22 milhões de trabalhadores do mercado formal e informal que ganham até um mínimo; 11 milhões de trabalhadores com carteira assinada que ganham até dois salários mínimos; 14 milhões de aposentados que ganham até um mínimo.


 


É um contingente de trabalhadores(as) que faz desta campanha, sem dúvida, a maior campanha salarial do mundo.


 


E compõem também a pauta da Marcha, como nas anteriores, a reivindicação da correção da tabela do imposto de renda e a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salário, além da incorporação de outras lutas que estão sendo desenvolvidas. As principais reivindicações da nossa pauta são: Reajuste do salário mínimo para R$ 420,00; Correção da tabela do Imposto de Renda em 7,77%, zerando assim as perdas dos últimos 4 anos.


 


Dinâmica da Marcha


 


As caravanas deverão estar em Brasília no dia 06 de dezembro de 2006, logo pela manhã. A concentração ocorrerá em local que está sendo definido, dentro do plano piloto. O início da caminhada está marcada para às 08 horas. A Marcha deverá percorrer aproximadamente 8 Km, até a Esplanada dos Ministérios onde será realizado um Ato Público, às 12 horas, seguido de almoço. No período da tarde haverá uma atividade no Congresso Nacional para debater a política de valorização do salário mínimo, e será feita a entrega da pauta.


 


Fonte: CUT/CE