Sistema de esgoto em Chapecó: Reunião é prejudicada com ausência da Casan
Nesta quinta-feira, 07, aconteceu na Câmara de Vereadores uma reunião de trabalho que tratou sobre as ligações residenciais à rede de esgoto de Chapecó e se está havendo orientação e fiscalização destas ligações. Participaram da atividade vereadores e Vig
Publicado 08/12/2006 19:49 | Editado 04/03/2020 17:14
Para Paulinho, a ausência do órgão que administra o sistema de esgoto prejudicou os encaminhamentos da reunião. “A iniciativa da reunião era de esclarecer quais as responsabilidades tanto da Casan como da VISA no acompanhamento e fiscalização da obra, garantindo maior eficiência e orientação à população, que ainda não conhece o sistema e não sabe como fazer as ligações”, afirma o vereador.
Segundo Alvaro Michelotto, engenheiro sanitarista da VISA, o órgão tem procurado a Casan para dialogar sobre este assunto e ainda não foram atendidos. “Embora tenhamos procurado a Casan, ainda não fomos chamados para tratar do assunto e isso impossibilita a contribuição da Vigilância na fiscalização e conscientização da população quanto a ligação residencial ao sistema”, argumenta Michelotto.
A diretora da Visa, Dinora Bernardi, afirmou que o departamento vai verificar as condições técnicas para que seja monitorada a estação de tratamento. ”Vamos debater estes assunto com o secretário e dentro de 30 dias vamos enviar para a Comissão de Meio Ambiente a forma como a Vigilância vai poder contribuir na orientação e fiscalização do sistema de esgoto de Chapecó”, conclui Dinora.
Entre os encaminhamentos da reunião estão, o compromisso da VISA em realizar o monitoramento mensal da estação, notificação junto a Casan solicitando cópia do projeto da rede para que se tenha conhecimento dos pontos que já estão funcionando, e a realização de campanha educativa sobre o sistema de esgoto, entre os dias 15 de fevereiro e 15 de abril de 2007.
De Chapecó
Jeferson Ávila