Conam aprova calendário de lutas para 2007

A Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam) realizou entre os dias 1 e 3 de dezembro, em São Paulo (SP), a primeira reunião do Conselho Nacional de Entidades Associadas (Conea). O encontro contou com a participação de todas federações

A Famerj esteve presente com Paulo César Oliveira, Lucia Salino, vice-presidente da entidade e diretora da Conam, Anderson Rodrigues, Célio de Souza, Carmem Lucia e Rosana. Também estiveram presentes pelo Rio de Janeiro Castrinho, vice-presidente da Conam.


Além de ajustar os encaminhamentos das decisões que foram aprovadas no último congresso, e atualizá-los à realidade atual dos estados, os participantes discutiram mecanismos de aumentar o espaço democrático na entidade, avançando na pluralidade e unidade do movimento urbano nacional.


Foi aprovada um calendário de lutas para o ano de 2007:


1 – Lutar pela soberania e pela mudança da política econômica visando novo ciclo de desenvolvimento com distribuição de renda e geração de emprego;
2 – Fortalecer a luta pela reforma urbana com aumento real de investimento no Fundo Nacional de Habitação e Interesses Sociais (FNHIS);
3 – Fortalecer a luta em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e a regulamentação da emenda constitucional 29;
4 – Pela democratização dos meios de comunicação e ampliação das rádios e TVs comunitárias;
5 – Pela participação popular e controle social na elaboração e aplicação das políticas públicas;
6 – Por uma reforma política com participação popular e pelo financiamento público de campanhas, fidelidade partidária e contra a cláusula de barreiras.


As federações também participarão do calendário de mobilizações da Conam por geração de emprego, valorização do salário mínimo, investimento em infra-estrutura (mobilidade urbana, moradia, saneamento, básico, saúde pública, educação pública e gratuito em todos os níveis), além das atividades comemorativas pelos 25 anos da entidade.


O encontro também prestou uma homenagem à Zorilda Maria dos Santos, diretora da Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo (Facesp), militante histórica do movimento da zona leste da capital, que faleceu no último dia 11 de novembro em decorrência de complicações originadas por um tumor.