Jandira participa de Seminário do Ministério da Saúde

No dia 7, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) participou da mesa de abertura do Seminário Nacional “Panorama Atual das Ações de Saúde da Mulher: Avanços e Perspectivas”.

O Seminário teve como objetivo a apresentação dos trabalhos realizados pela área Técnica de Saúde da Mulher nos últimos quatro anos e também premiar as maternidades de maior destaque nas áreas de atendimento humanizado à mulher e ao recém nascido. O prêmio “Professor Galba de Araújo” está em sua 5.ª edição, sempre valorizando as unidades de saúde do SUS a promoverem ações que contribuam para o estímulo ao parto normal e ao atendimento materno.


Jandira ressaltou que um dos grandes avanços na área de saúde da mulher foi o lançamento do Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal. O Pacto já conta com a adesão de 26 estados e já qualificou 457 equipes de maternidades em todo o país, somando um total de 1.857 profissionais.


A deputada também agradeceu a homenagem prestada pela parlamentar Cida Diogo (PT) que, em sua saudação, lamentou a campanha de baixo nível promovida contra Jandira no último processo eleitoral. Jandira, que foi vítima de agressões e propagandas irregulares por ser relatora do projeto que legaliza o aborto, afirmou que a defesa da ampliação dos direitos sexuais e reprodutivos sempre fez parte de sua agenda e que isto independe de pressões ou anos eleitorais. “Muda minha trincheira de luta, mas meu compromisso com a saúde da mulher permanece”, afirmou Jandira.