Sem terra conquistam assentamentos no RS

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) concretiza nesta semana o assentamento de 275 famílias sem terra nos municípios de Itacurubi e Jóia, na região das Missões.

No município de Jóia, a Granja da Saúde será destinada para 85 famílias de agricultores. Na quinta-feira (14/12), um ato com a presença do prefeito Vilmar Hernandez, representantes do Incra e autoridades da região marcará o assentamento das famílias. Já em Itacurubi, a Fazenda Santo Antônio se transformará num assentamento para 190 famílias. Um ato de recepção das famílias acontece nesta sexta, com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.


 


O prefeito de Itacurubi, Marco Augusto Cardoso, afirma que vai exigir do Governo Federal atenção especial ao município, que terá sua população de 3,5 mil habitantes aumentada em cerca de 20%. Mesmo assim, ele vê com otimismo a chegada do primeiro assentamento da reforma agrária no município, marcado por grandes propriedades rurais.


 


“Itacurubi é um deserto verde. São 1,114 mil quilômetros quadrados que são dominados por 70 a 80 pessoas. Os cerca de 600 produtores que nós temos aqui estão espremidos, já estamos entrando no quarto ano de seca, e o êxodo rural está muito grande. Tem seis produtores que residem em Porto Alegre e tem mais de 20 mil hectares no município. Vêm de Porto Alegre abastecidos de produtos veterinários, alimentação, de tudo. E têm dois ou três funcionários na fazenda, e oxalá que assinem a carteira. Essa é a realidade do meu município”, diz.


 


O prefeito afirma que existem outros assentamentos na região que contribuíram no desenvolvimento dos municípios. “Se realmente eles produzirem, vai desenvolver o município e outros prefeitos vão buscar assentamentos. Nós temos exemplos de São Miguel das Missões, Capão do Cipó, e outros assentamentos que estão indo muito bem. Estão diversificando, produzindo peixe, leite, milho, mandioca, a subsistência. Mas o Governo não pode falhar com eles”, afirma.


 


De acordo com o Movimento Sem Terra (MST), o compromisso do Incra é de assentar 1070 famílias ainda este ano. Com estas duas novas áreas, o Incra já assentou, em 2006, 373 famílias. Há o compromisso de serem liberadas outras seis áreas, em cinco municípios do Estado, beneficiando mais 240 famílias.


 


CHASQUE NOTÍCIAS