XVIII Encontro Estadual do MST realiza Noite dos/as Amigos/as
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) iniciou dia 17 de dezembro o XVIII Encontro Estadual do MST que irá até o dia 21 e tem como tema “Reforma Agrária: Por um Projeto Popular para Agricultura”.
Publicado 17/12/2006 19:54 | Editado 04/03/2020 16:37
O encontro acontecerá no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, e reunirá mais de 700 pessoas, inclusive crianças dos assentamentos e acampamentos que participarão da Ciranda Itinerante, um espaço especialmente criado pelo Movimento para garantir, sobretudo, a militância das mulheres, já que muitas tinham que se afastar devido às demandas da maternidade. Enquanto os pais participam de reuniões e formações, os filhos ficam aos cuidados de outros militantes especialmente preparados para trabalhar com as crianças.
A Noite dos/as Amigos/as do MST está dentro da programação do encontro e quer reune vários setores da sociedade, fazendo uma relação entre o campo e a cidade, discutindo as várias questões do campo com a perspectiva de envolver as diversas entidades da sociedade civil na luta pela terra, segundo afirma Maria de Jesus dos Santos, da direção nacional do MST pelo Estado do Ceará. Maria de Jesus dos Santos cita entre os/as amigos/as do MST pessoas de diversas entidades como: sindicatos, partidos políticos, intelectuais, igrejas, pastorais sociais, CEBs, movimentos sociais, militantes socialistas, pessoas de órgãos públicos que atuam na reforma agrária e que vêm contribuindo nas lutas do MST. Por isso, a idéia da Noite dos/as Amigos/as é confraternizar e encontrar a todos/as, fortalecendo a luta pela reforma agrária, que segundo Maria de Jesus só acontece com o apoio de toda a sociedade.
Adelaide Pereira, professora do curso de História da Universidade Federal do Ceará e militante social, uma das convidadas a participar do evento, diz que “para nós militantes da esquerda social, a Noite dos/as Amigos do MST vem a ser um espaço muito rico do ponto de vista político e também muito simbólico. O convite para um momento de congraçamento ajuda para que tenhamos um contato com os movimentos sociais de luta pela terra e de algum modo para que compartilhemos com a generosidade, nos impulsionando para praticar a linguagem dos socialistas de termos como amizade e camaradagem. Pode ser uma noite muito bonita para alargar nossa sensibilidade, tecer a rede das afetividades socialistas, pois só assim podemos mudar o mundo que vivemos, praticando o melhor vocabulário da tradição socialista: união, solidariedade e apoio mútuo”.
O MST é uma organização de luta que reúne os pobres do campo, conscientizando-os/as de seus direitos e mobilizando-os/as para que conquistem mudanças. No Ceará, o movimento atua não só pela Reforma Agrária, mas também pela construção de um projeto popular para o Brasil, baseado na justiça social e na dignidade humana. O MST acompanha 10 mil famílias em 180 assentamentos e 29 acampamentos de Reforma Agrária no Ceará.
Fonte: ANOTE