BNDES concede financiamento de R$ 15,5 milhões para projeto ambiental

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Demian Fiocca, anunciou no dia 19, em Nova Iguaçu, o financiamento de R$ 15,5 milhões para triplicar a capacidade da Central de Tratamento de Resíduos (CTR) do município, com

A CTR é o primeiro projeto ambiental do Brasil a vender créditos de carbono dentro dos parâmetros do Protocolo de Kyoto. São 13 milhões de euros, já comprados pelo governo da Holanda. Dez por cento desse valor vão para a Prefeitura, que administra o empreendimento em comodato com a empresa SA Paulista.




Segundo o prefeito Lindberg Farias, o projeto é uma prova de que Nova Iguaçu tem vocação para o meio ambiente. “Queremos marcar a cidade com essa política. Mais de 60% do território de Nova Iguaçu são áreas de proteção ambiental. Estamos também iniciando um projeto grandioso de reflorestamento e incrementando o ecoturismo”, afirmou.




O gás metano que deixa de ser liberado pode se transformar em energia, de acordo com o presidente da SA Paulista, Marlus Dal'Stella. “Com essa ampliação da capacidade da CTR, pode ser gerada energia para, por exemplo, iluminar uma cidade de 1 milhão de habitantes, como Nova Iguaçu”, declarou.




O Protocolo de Kyoto é um tratado entre as nações, assinado em 1997 e ratificado em 2005, que visa diminuir a poluição e o aquecimento global.