Fim de ano agitado em Florianópolis

Segundo informações da Prefeitura Municipal, mais de um milhão de pessoas passaram as festas de fim de ano em Florianópolis, capital de Santa Catarina. Destes, mais de 150 mil pessoas passaram o fim de ano reunidas na avenida beira-mar norte, onde acompan

A partir das 23 horas do dia 31 de dezembro de 2006 começava a ocorrer um intenso movimento de milhares de pessoas em direção a principal avenida da Ilha de Santa Catarina, Florianópolis, a beira-mar, no centro da cidade.


 


 


Em geral as pessoas estavam em grupos, em sua maioria famílias e jovens. Um mar de pessoas vestindo branco, as cores preferidas para a virada do ano. A garrafa de espumante, champagne ou cidra era comum na mão das pessoas, da mesma forma que a caixinha de isopor e cerveja gelada. Alguns levaram até a famosa “lentinha” prato servido por muitos na ceia de ano novo. Muitas cerimônias em meio a multidão. Várias manifestações culturais e ritos religiosos, festivos e culturais.


 


 


Faltando três minutos para o ano novo a multidão observou atenta ao lançamento de um sinalizador da marinha, que daria início a um dos mais belos espetáculos pirotécnicos já realizados em Florianópolis. Foram 15 minutos de fogos que iluminaram a noite, agradável e de lua cheia, do ano novo.      


 


 


Uma grande festa para a cidade e para a população de Florianópolis, que tradicionalmente se reúne para saudar o ano novo que brilha com a magia e o encanto dos fogos e das manifestações culturais de seu povo.


 


 


Além da avenida beira-mar, todas as praias da ilha de Santa Catarina foram tomadas pela popução para as confraternizações e oferendas a iemanjá. Na véspera do ano novo e no dia primeiro de janeiro de 2007 as altas temperaturas e as condições do tempo, levaram as praias milhares de pessoas.


 


 


 


De Florianópolis
Vinícius Puhl 


Foto de Ermínio Nunes