Cid Gomes e Wellington Dias debatem agenda para o Nordeste
O governador Cid Gomes (PSB) e o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), se reuniram no último sábado para traçar uma agenda de encontros entre governadores do Nordeste no intuito de discutir caminhos para a região. Os dois prometeram resolver a que
Publicado 07/01/2007 19:37 | Editado 04/03/2020 16:37
O primeiro passo rumo à articulação dos governadores do Nordeste em torno de projetos comuns à região, foi dado no último sábado em Fortaleza entre Cid e Wellington Dias. Os dois governadores irão nos próximos dias entrar em contato com seus colegas do Nordeste para tentar viabilizar uma reunião já na próxima semana a fim de discutir temas pertinentes à região. “O Nordeste é uma região com desenvolvimento inferior à média nacional e necessita de uma ação mais eficaz para superar suas dificuldades”, afirmou Cid.
Entre os temos que serão discutidos, estão o transporte (rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos), energia e saneamento. A transposição do Rio São Francisco, tema delicado entre os Estados, já que alguns como Bahia e Sergipe, são contra a obra, e Ceará e Rio Grande do Norte, por exemplo, são a favor, também promete entrar na pauta.
Outro assunto abordado entre os dois governadores, foi a área de litígio entre o Ceará e o Piauí. Na área principalmente em torno de munícipios próximos ao de Viçosa do Ceará, existem locais denominados como “terras de ninguém”, nos quais inexiste assistência de ambos os governos por não se saber ao certo a quem pertence as áreas. “É importante mesmo uma definição, pois a população desta região acaba ficando sem assistência”, afirmou Cid. “A Constituição de 1988 deu um prazo de cinco anos para resolver o impasse, mas nada ainda foi feito”, completou Wellington Dias.
Ceará e Piauí também estão acertando os pontos no que se refere às estradas que ligam os dois Estados. A intenção é que exista uma ação conjunta para recuperar e terminar rodovias para facilitar o trânsito de mercadorias e pessoas entre os Estados. “É importante para a constituição de um programa turístico comum”, destacou Wellington Dias.
O governador Cid Gomes afirmou ainda que cumprirá o pagamento dos servidores até o dia 12, mesmo dia em que apresentará à sociedade o cronograma anual de pagamento. “Nós tivemos um problema com o pagamento da última folha dos servidores públicos. Não havia recurso disponível para este pagamento. Os primeiros recursos que ingressam nos cofres do Estado será no dia 10 a partir de um repasse do ICMS e da primeria cota do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e serão destinados integralmente para o pagamento destes servidores. Na data que nós estivermos pagando, já programada para o dia 12, nós vamos também apresentar um calendário até o final do ano para tranqulizar e assegurar ao servidor que ele é uma prioridade e que o Estado honrará seus compromissos religiosamente com seus servidores”, disse Cid.