Imprensa mexicana diz que país irá retomar relações com Cuba

O México pretende reativar sua relação com Cuba, deteriorada por desentendimentos entre o ex-presidente Vicente Fox e Fidel Castro. A informação foi publicada na edição desta terça-feira (23/1) do jornal El Universal, da capital mexicana.

Sem citar as fontes, a publicação afirma que a aproximação de Cuba deve-se à decisão do México de recuperar “a liderança que perdeu na América Latina” durante o mandato de Fox, que terminou no dia 1º de dezembro.



O México também pretende “acelerar o processo de recuperação da confiança de países como a Argentina, Bolívia, Brasil e Venezuela, nações com as quais o diálogo diminuiu, assim como a relação política, durante o mandato de Fox”.



Quanto à aproximação com Cuba, o texto explica que ocorrerão encontros para “apaziguar as agitações” com Havana, como “ponta de lança de uma estratégia de reconciliação com países da região”.



Críticas mútuas
O jornal explica que o governo de Felipe Calderón “analisa a reformulação de sua postura na questão dos direitos humanos na nação caribenha”. O México votou durante o governo de Fox a favor das resoluções na Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas que pedem o envio de representantes do organismo para monitorações em Havana.



O pior momento da relação entre os países foi em maio de 2002, quando veio a público o conteúdo de um telefonema no qual Fox impunha a Fidel condições para participar em uma Cúpula para o Financiamento do Desenvolvimento da ONU, no México.



Ainda naquele mês, em decorrência das duras críticas de Fidel contra Fox, o México anunciou a retirada de sua embaixadora em Havana, Roberta Lajous, e pediu a saída da representação diplomática de Cuba na capital mexicana.