Jovens agricultores familiares ijuienses terão perfil avaliado em pesquisa da UFRGS

Inicia nesta quinta-feira, 8, um trabalho de pesquisa desenvolvido por alunos de mestrado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) junto aos jovens produtores rurais do município de Ijuí.

O grupo de pesquisadores, formado por nove pessoas e coordenado pelo professor do Departamento de Sociologia, Nilson Weissheimer, está há quatro semanas percorrendo as diferentes regioões do Estado. Até sexta-feira a equipe irá visitar as localidades do interior de Ijuí, buscando entrevistar cerca de 80 rapazes e moças na faixa etária de 25 a 29 anos, indagando sobre a importância do trabalho dos jovens para os resultados da agricultura familiar e principalmente sobre seus projetos profissionais. “Queremos saber da disposição dos jovens em ficar ou não na atividade agrícola”, salienta o professor.


 


Weissheimer acrescenta que os resultados da pesquisa, quando reunidos aos obtidos nos demais municípios do RS, será importante para a elaboração de novas políticas públicas voltadas especificamente para os jovens agricultores familiares. “Nisto está o foco de interesse do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que é o financiador do projeto”, detalha.



Mateus Junges
De Ijuí