Deputados gaúchos aasinam manifesto pela reconquista da sede da UNE

O deputado Raul Carrion (PCdoB) está recolhendo, desde a última terça-feira, assinaturas dos deputados gaúchos na Assembléia Legislativa em apoio a luta dos estudantes pela recuperação da sede da União Nacional dos Estudantes (UNE). O abaixo-assinado,

A UNE, que surgiu em 1937 e completa 70 anos de fundação neste ano, teve o antigo Clube Germânia como sede desde 1942, quando os estudantes ocuparam o espaço em manifesto contra o país com o qual o Brasil estava em conflito, durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1964, no início da Ditadura Militar, o local foi incendiado e a entidade foi colocada na clandestinidade. Somente no Governo Itamar Franco (1990-1994), a UNE teve garantido o direito a sua sede. “Entretanto, depois de tantos anos, a UNE ainda não teve acesso ao seu espaço histórico”, salientou Carrion, que conta com mais de 40 assinaturas, já com a adesão dos partidos: PTB, PT, PDT, PMDB, PSB, PPS, PFL, PPS e PSDB, e busca apoio unânime por parte dos deputados, recolhendo o total de 55 assinaturas.



As assinaturas dos deputados gaúchos serão incluídas ao manifesto que percorre o Brasil, que conta com assinaturas do Oscar Niemeyer, Chico Buarque, Luiz Inácio Lula da Silva, Sérgio Cabral Filho (governador do RJ), entre outras importantes personalidades do cenário político brasileiro.


 


Alessandra Barros
De Porto Alegre