Centrais sindicais pedem veto à emenda que precariza trabalho

Força Sindical, CUT, CGTB e CGT lançaram nota solicitando o veto do Presidente Lula à emenda 3, aprovada pelo Congresso, que segundo as centrais precariza ainda mais o mercado de trabalho e vai na contra mão da luta dos trabalhadores.

Leia abaixo a nota.


 


Centrais sindicais reivindicam que o presidente Lula vete a chamada emenda 3


 


As centrais sindicais de trabalhadores que assinam esta nota reivindicam que o presidente Lula vete a chamada emenda 3, introduzida pelo Congresso Nacional no projeto de lei que cria a Super-Receita.


 


A emenda abre ainda mais espaço para a precarização do mercado de trabalho no Brasil, ao retirar da fiscalização do Ministério do Trabalho o poder de diagnosticar e definir se há vínculo de trabalho entre uma empresa e um trabalhador e remeter a questão à Justiça. Isso vai contra a luta dos trabalhadores e suas representações sindicais por garantia de direitos e crescimento do mercado formal. Todos aqueles que defendem o desenvolvimento com distribuição de renda e valorização do trabalho acreditam que a sensibilidade social e política do presidente da República saberá se expressar neste episódio.


 


Paulo Pereira da Silva,
presidente nacional da Força Sindical
 
Artur Henrique,
presidente nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores)
 
Antonio Fernandes dos Santos Neto,
presidente nacional da CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil)
 
Salim Reis
Presidente nacional da CGT (Confederação Geral dos Trabalhadores