PCdoB, PT, PMDB e PRB se reúnem para criar uma proposta unificada

Os partidos buscam uma coesão para a ocupação dos cargos federais no estado

    Representantes da executiva estadual do PT, PMDB, PCdoB e PRB tem reunião marcada na terça-feira, dia 27 de fevereiro. O tema em pauta é o entendimento para uma proposta unificada entre os partidos para as indicações da ocupação de cargos da administração pública federal em Minas Gerais.


 


    Em 2002, o PCdoB teve apenas um dos cerca de 600 cargos que a administração pública federal possui no estado. Para este ano, é previsto que o diálogo prevaleça entre os partidos e que haja um compartilhamento maior entre as forças governistas.


 


    Zito Vieira, vice-presidente do PCdoB mineiro, informa que o partido vai para a próxima reunião de forma decidida para buscar mais espaço em Minas. Zito diz que o norteador para a divisão deve-se basear em um princípio político, e não de força eleitoral. “E bom para essa idéia de coalizão oferecer para os aliados menores um espaço adequado, orientado em uma dimensão política”. 


 


    A tendência hegemônica adotada pelo PT nacional não deve ter espaço aqui, pois não é esse sentido que está orientando esses partidos em Minas. “Temos inclusive uma carta compromisso assinada entre os quatro partidos que nos direciona para um governo mais compartilhado que em 2002. Política não se faz sozinho, se faz com aliados, com alianças e nós somos parceiros da construção política do governo de coalizão” complementa Zito Vieira.


 


    Ele diz que a carta de compromisso surgiu por iniciativa do presidente do PT em Minas, Nilmário Miranda, que “também corresponde a esse pensamento nobre da política” aponta Zito.


 


    Desenvolver o Brasil é a questão central para esse segundo mandato do presidente Lula, distribuindo renda para diminuir de forma profunda essa desigualdade social. Minas Gerais está dando uma grande lição nacionalmente. Desconstruindo essa concepção hegemonista do PT nacional e construindo em Minas uma idéia unitária e harmônica de compartilhamento. “Crescer, mas crescer juntos e unidos” finaliza Zito Vieira.


 


    A reunião do dia 27/2 é a terceira realizada pela executiva estadual dos partidos e tem como função finalizar a proposição que será encaminhada à ministra Dilma Rousseff.