Diretor do Sindicato dos Metalúrgicos assume presidência da Comissão do Emprego de Nova Iguaçu

Pela primeira vez na história, um metalúrgico chegou à presidência da Comissão Municipal de Emprego em Nova Iguaçu, respeitando o regimento de alternância anual de cada representante, com camarada Júlio Teixeira. A Comissão é tripartite: tem a representaç

Júlio é metalúrgico desde 1976, ocupando a função de ferramenteiro. Ele também é sócio do Sindicato desde 1979 e diretor desde 1987. Na atual diretoria, assumiu a tesouraria da entidade. Júlio também já compôs a executiva da CUT/RJ na função de diretor de Comunicação.




“É importante, num ano como este, com perspectivas de investimentos e a possibilidade de crescimento econômico, que a Comissão de Emprego já tenha alguns projetos em andamento, como o investimento em cursos de qualificação e requalificação, que vão oferecer cerca de 1500 vagas. E dentro deste mesmo projeto, ainda restam 2500 vagas nos cursos. Nosso principal objetivo é preparar os trabalhadores para entrar e disputar o mercado de trabalho”, afirmou Júlio.




Ainda segundo o diretor, entre os principais projetos que serão apresentados à Comissão, estão os seguintes:




– Casa do Trabalhador – Será um centro de referência na valorização do trabalhador. O objetivo é concentrar no local a prestação de serviços para os trabalhadores, como uma agência do SINE, com agência de empregos, local para a emissão da Cat e fornecimento de orientação jurídica e trabalhista, em parceria com a Delegacia Regional do Trabalho.


– Observatório do Trabalho – Será um centro de análise sobre a realidade do trabalhador de Nova Iguaçu.




– Programas Integrados de Qualificação – Criação de cursos de habilitação, até programas de alfabetização e escolarização de trabalhadores e inclusão digital.