Sem categoria

Comissão Política Nacional  propõe celebração audaciosa dos 85 do PCdoB

Em reunião realizada nesta segunda-feira, 26, em São Paulo, a Comissão Política Nacional do PCdoB emitiu nota em que orienta os comitês estaduais a se empenharem, nos próximos dias, na programação das comemorações pelos 85 anos do partido, celebrados dia

Celebrar com audácia os 85 anos de vida e luta do Partido Comunista do Brasil


Aos Comitês Estaduais
Ao conjunto das organizações partidárias





Camaradas,





No próximo, dia 25 de março, o Partido Comunista do Brasil completa 85 anos de sua fundação e de presença marcante e contínua na história da República. Nesse sentido, orientamos e convocamos as organizações partidárias para realizarem um conjunto de iniciativas que comemorem, festejem e ressaltem o legado democrático, patriótico, popular e revolucionário de nosso Partido – a mais antiga legenda partidária em atuação do país. Essa agenda comemorativa deve ter uma qualidade que corresponda à importância desse acontecimento que tem relevante significado não só para os comunistas, mas para o povo e as forças patrióticas, democráticas e populares.




No dia 28 de março, às 16 horas, será realizado em Brasília, no auditório Petrônio Portela, do Senado Federal, um ato político nacional ao qual devem participar representações partidárias de todos Estados, aproveitando o descolamento já programado para a Conferência Nacional sobre a Questão da Mulher que se inicia no dia posterior. O Distrito Federal e Goiás terão uma responsabilidade especial na mobilização. No âmbito dos Estados, tanto antes quanto depois desse ato nacional, deverão acontecer atos semelhantes ou comemorações de outra natureza. A direção nacional divulgará um texto, uma mostra fotográfica, um cartaz, e um vídeo referentes ao tema. A imprensa partidária dará destaque editorial à comemoração, haverá, inclusive, uma edição especial de A Classe Operária.




Embora ganhe destaque essa programação de março, as comemorações e atividades alusivas devem se realizar durante todo o ano e se dirigirem tanto à sociedade em geral quanto ao coletivo de filiados e militantes. Entre as iniciativas podem se realizar festas, shows artísticos, atos políticos amplos, palestras, manifestações de rua, mostras fotográficas, apresentação de vídeos, discursos e moções parlamentares etc.



No geral, todas as atividades partidárias desse ano terão a marca dos 85 anos. Em relação ao público interno a difusão da história da legenda comunista, de sua política e de seus ideais tem alto valor educativo e cumpre o papel de aumentar o vínculo dos novos filiados e militantes com o Partido.




Celebrar com audácia e criatividade o legado desses 85 anos do Partido Comunista do Brasil integra com destaque o elenco de tarefas decorrentes da realidade atual que exige do nosso Partido mais visibilidade, mais afirmação de sua identidade por intermédio de uma conduta política mais afirmativa e ousada. Será parte do esforço de dedicar o ano de 2007 a pôr em outro patamar o fortalecimento do PCdoB. Torna-se relevante, também, para ajudar a enfrentar a contra-ofensiva do conservadorismo que, refratário à histórica e democrática decisão do Supremo Tribunal Federal, tenta restaurar via emenda constitucional a cláusula de barreira.




Solicitamos dos secretariados dos Comitês Estaduais que nos enviem até o início de março a programação comemorativa dos 85 anos. Com a certeza do empenho do coletivo dirigente quanto ao planejamento e execução dessa importante tarefa, enviamos a todos um fraternal abraço.
                                                       





São Paulo, 26 de fevereiro de 2007
Comissão Política Nacional  do Partido Comunista do Brasil – PCdoB